Caminhada marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou neste dia, uma Caminhada de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que teve início na praça da Prefeitura e encerrou no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, onde foi apresentado um vídeo mostrando a história da menina Araceli Cabrera Crespo, que aos 8 anos de idade foi raptada, drograda, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo.

Na oportunidade, a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS mencionou a relevância da data e como as pessoas podem denunciar e contribuir para a redução de casos desse tipo, garantindo assim, a proteção das crianças e adolescentes do município.

A ação foi encerrada com um lanche fornecido aos presentes.
A data é lembrada há 44 anos, e em todo o país, são realizadas ações de enfrentamento e conscientização.

Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Data de Publicação: segunda-feira, 22 de maio de 2017

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00