Ação Cultural valoriza a arte urbana em Atílio Vivacqua

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer prepara uma ação cultural para a valorização da arte urbana, que inclui o graffiti, a dança de rua e DJs. Nomeado como "SuperBacana: Coletivo de Artes", a ação será realizada no bairro Alto Niterói, no próximo sábado (29), como uma das atrações da Tenda Cultural "Vila do Moitão", que será realizada no bairro.

Os graffitis são pinturas coloridas que passam uma mensagem, fazem refletir, retratam uma realidade, um sonho, um desejo, e está ligado diretamente a movimentos, em especial ao hip-hop, como forma de expressar a realidade das ruas e a opressão que a humanidade vive, principalmente, os menos favorecidos. É importante diferenciar "pichação" de "graffiti", pois a "pichação" é um ato criminoso de vandalismo e o "graffiti" é uma prática legal que expressa uma forma de arte urbana.

As primeiras manifestações de Dança de Rua surgiram nas grandes cidades dos Estados Unidos na época da grande crise econômica, em 1929, quando muitos músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés e boates ficaram desempregados e foram parar nas ruas e praças, onde começaram a fazer suas apresentações artísticas e shows. Hoje, a Dança de Rua através do Funk e da cultura do Hip Hop são os mais significativos meios que a periferia das grandes cidades tem para expressar suas angústias, dificuldades, necessidades e sonhos.

A partir do início dos anos 70, os Disc-Jóquei – assim eram chamados, até evoluir para a abreviação DJ – eram os radialistas das emissoras de rádio, que selecionavam as músicas para tocar em seus programas. Ao irem além do feijão com arroz e criarem novas de formas de tocar as músicas, misturando ritmos e sequências aleatórias programadas por eles mesmos, foram convidados a comandarem o som das festas. Enfim, depois de algumas décadas procurando um lugar no mercado, hoje o profissional conta com espaço e muitos aparatos para alavancar a sua carreira.

Data de Publicação: quarta-feira, 26 de julho de 2017

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00