Atílio Vivacqua é beneficiado com Programa Campo Digital

Garantir a inclusão digital das comunidades das áreas rurais com o acesso aos serviços de telefonia móvel e internet 3G. Para alcançar esse objetivo foi assinado, na manhã desta terça-feira (27), no Palácio Anchieta, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o termo de compromisso com a operadora Vivo que prevê a instalação de 50 antenas no Espírito Santo. A ação faz parte do Programa Campo Digital.

Ao todo, serão investidos R$ 15 milhões, por meio de Concessão de Crédito Outorgado de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). São 38 municípios contemplados nesse primeiro contrato. A empresa vencedora terá oito meses para realizar a instalação das torres, conforme prevê o edital, após a assinatura do contrato. A Vivo já está visitando as localidades beneficiadas para definir os melhores pontos para instalação das torres de telefonia.

A solenidade para assinatura do termo de compromisso contou com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; além dos prefeitos das cidades beneficiadas, lideranças estaduais e municipais.

O governador Paulo Hartung explicou que o Governo do Estado está dialogando com as comunidades do Interior por meio de lideranças da Assembleia Legislativa, das Câmaras, Prefeituras, Associações e de Sindicados. E o resultado desse trabalho foi uma demanda para instalação de aproximadamente 500 antenas de telefonia móvel e internet.

“Ao todo serão 100 torres que vamos instalar, inicialmente. Foram escolhidas 50 em uma demanda que chega a quase 500 torres. São demandas apresentadas pelos prefeitos, deputados, lideranças e comunidades do interior. Estamos trabalhando agora colocando 50, depois mais 50 e avançando devagar. Essas torres são uma oportunidade única de as pessoas do interior terem a possibilidade de conexão com a educação e a arte. Estamos dando um passo importante e temos que fazer mais porque vivemos em um mundo conectado. Precisamos abrir as portas digitais para os filhos das terras capixabas”, ressaltou o governador.

O secretário Octaciano Neto destacou que os locais foram definidos com base em critérios técnicos e que, por meio do celular, os produtores rurais poderão, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. "Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba. Como produtor rural sei da importância da comunicação não só de ouvir falar, mas de vivenciar isso. As contas em dia do Governo permitem esse investimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas áreas rurais do Estado. E estar como secretário da Agricultura e poder realizar isso é motivo de felicidade", disse.

O prefeito de Santa Teresa e presidente da Amunes, Gilson Amaro, destacou que o Programa Campo Digital é mais um investimento do Governo nas cidades. "O Espírito Santo é um estado muito bem visto no País. A gente vê o resultado de um trabalho organizado, planejado, consciente. Nossos municípios estão recebendo investimentos. O governo está levando recursos para todas as cidades".

O presidente e CEO da Vivo, Eduardo Navarro, ressaltou que o telefone celular e a internet são essenciais nos dias de hoje. "A Vivo é líder nas telecomunicações no Espírito Santo. Temos 80% da cota de mercado e a empresa tem um compromisso com o Estado. O Espírito Santo tem dado exemplo para o País e vai conseguir viabilizar essas primeiras 50 antenas".

Neste primeiro momento, o Município de Atílio Vivacqua receberá antenas da operadora Vivo nas localidades de Antas e Alto São José (Vila Nova), na Rodovia Ricardo Barbieri.

Fonte: www.seag.es.gov.br

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de abril de 2018