Monumento Natural Serra das Torres comemora oito anos

Em celebração ao aniversário do Monumento Natural Serra das Torres, que fica entra Atílio Vivacqua, Muqui e Mimoso do Sul, no dia 26 de junho acontece uma evento comemorativo no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Atílio Vivacqua.

Durante o evento, além do lançamento de um material educativo (álbum seriado) com informações sobre a Mata Atlântica e a Unidade de Conservação, haverá também o lançamento do projeto de Ecocicloturismo, que consiste na construção de um circuito completo no entorno do Mona Serra das Torres, passando pelos três municípios que a unidade abrange.

A professora Dra. Jane de Oliveira, do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) participa do evento e apresenta sua palestra: “Entre sapos, cobras e lagartos: revelando as riquezas do Mona Serra das Torres”. A pesquisadora também irá divulgar dados de sua pesquisa de campo mais recente em Serra das Torres.

A agente de desenvolvimento ambiental e gestora do Mona Serra das Torres, Gerusa Bueno, destaca que o evento é aberto e que estão convidadas instituições, produtores e comunidade. “Esperamos proporcionar um momento de confraternização entre os municípios em relação à data comemorativa, além de valorizar a Unidade e divulgar as atividades que estão sendo realizadas”, afirmou.

Para encerrar as comemorações, serão expostas pinturas, poemas e outros trabalhos de estudantes do projeto Biblioteca Itinerante, que visa democratizar as informações ambientais e incentivar a leitura em escolas no entorno das Unidades de Conservação do Espírito Santo.

Monumento Natural Serra das Torres

A Unidade de Conservação de Serra das Torres foi criada em 2010, através da Lei Estadual nº 9.463, e abriga elementos de valor histórico, cultural e antropológico de interesse estadual, bem como elementos de grande beleza cênica como o pico do Farol, Pico da Estrela Dalva, Pedra da caveira, entre outros. Além disso, seu território abriga espécies raras da fauna e da flora. Em março de 2012, por meio de um estudo, a pesquisadora Jane de Oliveira revelou que a menor espécie de anfíbio do Brasil é encontrada na unidade.

Fonte: IEMA - www.iema.es.gov.br

Data de Publicação: terça-feira, 19 de junho de 2018

LEIA MAIS...

Está disponível Guia de Ecocicloturismo do Monumento Natural de Serra das Torres
Monumento Nacional Serra das Torres é local de matéria com biólogo Richard Rasmussen
Representantes de Atílio Vivacqua compõem Conselho Gestor do Monumento Natural Serra das Torres
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00