Município de Atílio Vivácqua celebra o 8º Aniversário do Monumento Natural Estadual Serra das Torres

Na última terça-feira, dia 26 de junho, foi realizado um evento comemorativo no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde foi celebrado o 8º aniversário do Monumento Natural Serra das Torres,  unidade de conservação sob gestão do IEMA, localizado entre os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.

Estiveram presentes representantes do IEMA e diversas entidades dos três municípios, dentre eles políticos, secretários municipais, pesquisadores, Policia Ambiental, servidores públicos, Grupo Escoteiro local, moradores,  entre outros.

No início do evento foram realizadas apresentações culturais, como: danças com ginástica rítmica, poesias e o hino municipal, e em seguida houve o lançamento de um material educativo confeccionado pelo IEMA (álbum seriado) que contém informações sobre a Mata Atlântica e a Unidade de Conservação. Logo após, houve o lançamento do projeto Guia de Ecocicloturismo do Mona da Serra das Torres, que é um movimento criado para incentivar o cicloturismo, integrar as comunidades locais e valorizar ainda mais as belezas da região que podem ser exploradas de bicicleta.

Sandro R. A. de Sousa, membro da coordenação das Unidades de Conservação do IEMA, falou a respeito do potencial ecoturístico nas atividades de montanhismo de caminhada e escalada natural nas montanhas do Mona Serra das Torres.

A palestra da professora Dra. Jane de Oliveira, do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), teve como tema: "Entre sapos, cobras e lagartos: Revelando as riquezas do Mona Serra das Torres". Segundo a pesquisadora, foram registrados cerca de 80 espécies entre anfíbios e reptéis, onde destacam-se duas como espécies raras consideradas extintas e outras duas ainda desconhecidas pela ciência. A palestrante ainda contou sobre sua experiência nos centros de pesquisa e brincou "uma das cobras encontradas derrama lágrimas de sangue... É amargo". 

Fotos: Kymberleen L. Benevides

MAIS FOTOS

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de junho de 2018

LEIA MAIS...

Monumento Natural Serra das Torres comemora oito anos
Está disponível Guia de Ecocicloturismo do Monumento Natural de Serra das Torres
Monumento Nacional Serra das Torres é local de matéria com biólogo Richard Rasmussen
Oficina de Ecocicloturismo - Monumento Natural Serra das Torres
Representantes de Atílio Vivacqua compõem Conselho Gestor do Monumento Natural Serra das Torres
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 13h00
Decreto n° 1181/2018