Secretaria Municipal de Saúde oferece atualização sobre tuberculose para profissionais da Atenção Primária

Para reforçar as ações de combate e prevenção da Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza a Educação Permanente em Saúde, uma atualização sobre a doença para todos agentes comunitários de saúde do município. A capacitação foi realizada no último dia 26 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da capacitação é sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde, frente às dificuldades encontradas no combate à tuberculose, seja no manejo clínico, no Tratamento Diretamente Observado (TDO) na Atenção Básica ou na identificação e avaliação de contatos que possam ter contraído a doença. Durante a capacitação também foi abordada a situação da tuberculose no Espírito Santo e município, o manejo da doença com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle, bem como de novos casos.

A Capacitação, de acordo com a Referência Municipal de Saúde de Controle da Tuberculose, Marcilene Rodrigues Cristo, integra as ações programadas pelo Plano Municipal de Controle da Tuberculose do Estado do Espírito Santo, e que tem como objetivo ampliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre os sinais e sintomas da Tuberculose, a fim de divulgarem nas visitas domiciliares de suas áreas no campo de trabalho.

“São ações que refletem diretamente na melhoria do trabalho de detecção precoce, no sucesso do tratamento e no índice de cura dos pacientes”, disse Marcileme, apontando ainda avanços como o aumento no número de casos novos de tuberculose testados para HIV por meio da ampliação de Unidades de Saúde com a oferta do teste rápido para HIV; e o aumento na realização de exames dos contatos de pacientes com tuberculose, principalmente familiares, com confirmação laboratorial, contribuindo para a quebra da cadeia de transmissão.

Fique atento aos sintomas!

PROCURE A UNIDADE MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA!

Data de Publicação: terça-feira, 31 de julho de 2018

Decreto n° 1181/2018