Secretaria do Meio Ambiente entregará mudas em comemoração ao dia Mundial da Árvore.

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. A data é celebrada no mundo todo, mas em dias diferentes. No Brasil, o dia 21/09/2018 foi escolhido por ser véspera da primavera, estação em que as plantas e flores florescem em abundância.

A data é considerada uma ocasião especial para tratar de assuntos ligados à ecologia junto a públicos diversos, leigos ou especialistas. Convida também para a reflexão sobre o respeito ao meio-ambiente, a preservação das florestas, o equilíbrio do ecossistema e o combate à poluição.

A árvore mais antiga do Brasil é um jequitibá de mais de três mil anos, localizado no interior do Estado de São Paulo, em Santa Rita do Passa Quatro. Sua copa mede 36 metros de diâmetro e serve de abrigo para diversas espécies de animais, como aves e macacos.

 

Origem

A data foi instituída pelo Decreto n° 55.795, assinado em 1965, pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Nesse Decreto, foi definida a celebração da Festa Anual das Árvores, em substituição ao Dia da Árvore. De acordo com o decreto, o objetivo da comemoração é “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores para o progresso do País e para o bem-estar dos cidadãos”.

 

Árvore

Ser vivo vegetal completo composto de raízes, galhos, troncos, folhas e frutos. Ser que nos acompanha do inicio até o final das nossas vidas na Terra. 

Quantos benefícios ela nos traz? A árvore preserva a biodiversidade no meio urbano, reduz a poluição sonora, diminui a temperatura no ambiente, absorve o gás carbônico, libera oxigênio, absorve a água da chuva e embelezam as nossas ruas, praças e  casas. Aproveite esse mês em dê um presente para o seu irmão, doe uma arvore.

 

 

Faça seu pedido na Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitando uma espécie de árvore que você queira ganhar ou doar.

Entre em contato ou mande um email:

meioambiente.av@gmail.com

(28) 3538-1009

 

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de setembro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00