Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o SENAR, promove curso sobre Agroindústria Profissional

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o SENAR deu início nesta quarta-feira, dia 29 de agosto de 2018, ao curso de Agroindústria Profissional.

Tal medida tem por objetivo qualificar os agricultores que pretendem elaborar produtos provenientes de agroindústrias familiares. O curso se dará em sete encontros presenciais, às quartas-feiras, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com previsão de término no dia 10 de outubro de 2018.

A ementa do curso contempla conceitos técnicos e gerenciais da agroindústria; legalização, saúde e qualidade; importância de regras e normas; conceitos de legislação, regularização e legalização; saúde e segurança no trabalho; aspectos da qualidade; conceitos de qualidade, embalagem e rotulagem; elaboração de fluxograma para a agroindústria; conceitos de boas práticas de fabricação, higiene e limpeza; elaboração de manual de boas práticas de fabricação para a agroindústria; padronização de processos; elaboração de procedimento operacional padrão para a agroindústria (POP´s); conceitos de gestão, gestor e funções administrativas; temas estratégicos para a agroindústria; elaboração de plano de gestão; conceitos de gestão financeira; elaboração de plano financeiro para a agroindústria; conceitos de gestão operacional, organização e controles; elaboração de controles específicos para a agroindústria; elaboração de estrutura organizacional da agroindústria; elaboração de plano de ação para a agroindústria.

A diversificação agrícola é de fundamental importância para agricultura familiar. Uma excelente alternativa são as agroindústrias que agregam valor a produção. É extremamente importante trazer para o município cursos que capacite e possibilite o surgimento de novas atividades, diz o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes.

Data de Publicação: segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Decreto n° 1181/2018