Prefeitura de Atílio Vivacqua conquista o 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Aconteceu no dia 20 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim, a cerimônia de premiação dos projetos inscritos na sétima edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, uma iniciativa da Regional Sul da TV Gazeta. O projeto que existe desde 2012, reconhece ações de recuperação e preservação ambiental desenvolvidas por escolas, sociedade civil, prefeituras e produtor rural.

Mais de 50 projetos foram inscritos este ano, os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora, composta por pessoas que atuam na área ambiental na região Sul do Estado. A novidade deste ano é que uma escola foi contemplada com um certificado de honra ao mérito pelo trabalho desempenhado, considerado inovador.

O Município de Atílio Vivacqua participou na categoria prefeitura, com o Projeto "Águas de Nossa Comunidade", instituído no município através da Lei nº 1.186/2017, com o intuito de melhorar a qualidade e quantidade das águas, da biodiversidade e do clima de Atílio Vivacqua, com cercamento de nascentes e construção de barragens, e foi premiado com o primeiro lugar no concurso, em uma final disputada com prefeituras dos municípios de Anchieta e Muniz Freire.

Os primeiros colocados nas categorias sociedade civil e produtor rural foram contemplados com um troféu e R$ 2,5 mil. Na categoria Escola o troféu Biguazinho e uma televisão e prefeitura somente o troféu. Os segundo e terceiro colocados de cada categoria receberam um certificado.

Vencedores:

– CATEGORIA PREFEITURA: Projeto “Águas de nossa comunidade” da Prefeitura de Atílio Vivácqua.

– SOCIEDADE CIVIL: Projeto “Geração de energia solar 12,73KWp” do Lar Nina Aroeira, em Cachoeiro de Itapemirim.

– PRODUTOR RURAL: Projeto “Bosque que fala” do produtor rural João Baptista Martins de Rio Novo do Sul.

– ESCOLA: Projeto “Semeando Ideias Colhendo Resultados” do Centro de Educação e Cultura “Saber” da Coopeducar em Venda Nova do Imigrante.

HONRA AO MÉRITO

Na categoria escola a Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, localizada em Guaçuí, na região do Caparaó foi escolhida para receber uma homenagem pelo projeto Educação inclusiva sustentável desenvolvido.

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA DA TV GAZETA

Conheça um pouco mais sobre o projeto vencedor do Prêmio Biguá de Sustentabilidade:

Projeto Águas de Nossa Comunidade

Entre os anos de 2014 e 2017, o município de Atílio Vivacqua, não diferente do Estado, sofreu longos períodos de estiagem, e consequentemente diminuiu a disponibilidade de água para o ecossistema e para o consumo humano.

Diante da carência de água o município começou a escavação de barragens nas regiões rurais, porém com o índice de chuva muito baixo, foi necessário uma solução efetiva. A partir do interesse de um residente na localidade de Antas recuperar uma nascente de sua propriedade, viu-se um possível recurso para minimizar o impacto dos períodos de estiagem.

A partir de então, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Paróquia Santo Antonio de Pádua de Atílio Vivacqua, trabalha na recuperação, preservação e benção das nascentes, o que resultou na criação do projeto ambiental Águas Da Nossa Comunidade, que visa promover a recuperação, preservação dos recursos hídricos naturais e pagamento por serviços ambientais, garantindo abastecimento de água.

O projeto obteve apoio de instituições em sua fase de implantação e continuidade, e também de equipes de ação atuando para garantir os resultados esperados.

Apesar dos desafios encontrados, o projeto já esta gerando alguns frutos, beneficiando famílias com fontes de água potável. A expectativa é que ainda mais sejam contempladas, e que haja uma conscientização efetiva da necessidade da preservação e recuperação doa mananciais, assegurando a disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável e para gerações presentes e futuras.

Data de Publicação: quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Decreto n° 1181/2018