Projeto Águas de Nossa Comunidade conquista o 2º lugar no Prêmio Ecologia 2018

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (4), no Palácio Anchieta, em Vitória, o Governo do Estado do Espírito Santo juntamente com a TV Vitória/Record TV, premiaram os vencedores do Prêmio Ecologia 2018, que contou com mais de 100 projetos inscritos em todo o Estado do Espírito Santo.

O Projeto Águas de Nossa Comunidade, desenvolvido pelo Município de Atílio Vivacqua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conquistou o 2º lugar na categoria Municípios Sustentáveis, e recebeu das mãos do Governador Paulo Hartung a premiação.

O prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e apoiado pela Rede Vitória, tem como missão reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.

Este já é o segundo prêmio que o mesmo projeto é premiado. No mês de setembro, o município foi vencedor do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, na categoria Prefeituras Municipais, promovido pela TV Gazeta Sul, e ganhou destaque no sul do estado.

 

Projeto Águas de Nossa Comunidade

Entre os anos de 2014 e 2017, o município de Atílio Vivacqua, não diferente do Estado, sofreu longos períodos de estiagem, e consequentemente diminuiu a disponibilidade de água para o ecossistema e para o consumo humano.

Diante da carência de água o município começou a escavação de barragens nas regiões rurais, porém com o índice de chuva muito baixo, foi necessário uma solução efetiva. A partir do interesse de um residente na localidade de Antas recuperar uma nascente de sua propriedade, viu-se um possível recurso para minimizar o impacto dos períodos de estiagem.

A partir de então, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), trabalha na recuperação e preservação das nascente, o que resultou na criação do projeto ambiental Águas Da Nossa Comunidade, que visa promover a recuperação e preservação dos recursos hídricos naturais, garantindo abastecimento de água.

O projeto obteve apoio de instituições em sua fase de implantação e continuidade, e também de equipes de ação atuando para garantir os resultados esperados.

Apesar dos desafios encontrados, o projeto já esta gerando alguns frutos, beneficiando famílias com fontes de água potável. A expectativa é que ainda mais sejam contempladas, e que haja uma conscientização efetiva da necessidade da preservação e recuperação doa mananciais, assegurando a disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável e para gerações presentes e futuras.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, destaca a "importância do reconhecimento do Governo do Estado e espera que o município receba outros prêmios no Estado e quem sabe, até no Brasil".

 

VENCEDORES DO PRÊMIO ECOLOGIA 2018

Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Graduação”
1º lugar: Daniella Amorim Gomes - “Influência da incorporação de agregado reciclado na substituição parcial do agregado graúdo no concreto: ensaio de resistência a compressão”.
2º lugar: Priscila Motté Costa “Sensibilização quanto à coleta seletiva de resíduos sólidos orgânicos e a compostagem em pequena escala: estudo de caso IFES – Campus

Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Pós Graduação”
1º lugar: Maria Claudia Lima Couto “Modelo logístico para localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós- consumo.” 
2º lugar: Kárita Fernanda Fontes Lima “Extração de bio-óleo via base úmida a partir da microalga da espécie Nannochloropsis Oculata.”

Categoria: “Educacional” - Subcategoria: “Fundamental”
1º lugar: Wesley Alves Silva - EMEF “Bértolo Malacarne” “Deixe a Terra Florescer.” 
2º lugar: Solimar Giestas Paiva Lopes - EEEF Liberal Zandonadi “Projeto 4L - Liberal Libera o Lixo Legal.” 

Categoria: “Educacional” - Subcategoria: “Médio”
1º lugar: Ívina Langsdorff Santana -  EEEFM Almirante Barroso - “Projeto DesPÓluir: uma solução sustentável para o pó preto em Vitória.” 
2º lugar: Marcelo Simonelli -  EEEFM Antonio José Peixoto Miguel "Laboratório Natural: Qualidade da água do rio Reis Magos.” 

Categoria: “Experiências de Sucesso”
1º lugar: Valcemiro Nossa “Projeto FUCAPE 120% Sustentável.” 1º lugar 
2º lugar: Aline Gonçalves Santos “Mobilidade Urbana Sustentável.” 

Categoria: “Municípios Sustentáveis”
1º lugar: Prefeitura da Serra -  Karla Andréa Gonçalves Capucho -  “Inclusão digital e sustentabilidade: o reaproveitamento de peças na manutenção de computadores de Laboratórios de Informática Educativa na Rede Municipal de Serra/ES.”
2º lugar: Prefeitura de Atílio Vivacqua - Márcio Menegussi Menon -  “Águas de Nossa Comunidade.” 

Categoria: “Fotografia”
1º lugar: Ricardo Vervloet Medeiros “Família produz café sem agrotóxico.”
2º lugar: Silas Ribeiro Heringer - “Ondas de sujeira.”

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

LEIA MAIS...

Prefeitura de Atílio Vivacqua conquista o 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade
Projeto Águas de Nossa Comunidade é lançado para o ano de 2018
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 13h00
Decreto n° 1181/2018