Secretaria Municipal de Saúde lança campanha do Janeiro Branco

A Saúde mental para muitos ainda é um tabu. Por isso, faz com que os números sobre pessoas que sofrem com as diversas doenças mentais sejam subnotificados. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em países de baixa renda, os gastos públicos com saúde mental não chegam a 1 dólar per capita, além do número de profissionais na área ser baixo: dois para cada 100 mil habitantes. Isso demonstra que uma parte considerável de pessoas precisa de cuidados mentais.

A campanha Janeiro Branco visa a sensibilizar a sociedade sobre o problema da saúde mental, sobretudo, por ser, ainda, um tema pouco discutido. Por isso, é fundamental conhecer o conceito de saúde mental de forma ampla, isto é, um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a toda sociedade. São transtornos mentais depressão, ansiedade, fobias, pânico e etc. Muitas pessoas cuidam do físico e da alimentação e negligenciam o lado emocional de suas vidas ou, simplesmente, desconhecem terem algum tipo de transtorno mental.

O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos para a campanha por representarem um recomeço. Os criadores da campanha aproveitaram esse simbolismo para relacioná-lo à saúde mental e, também, como forma de chamar a atenção para a melancolia de fim de ano, que fragiliza tanta gente.O janeiro seria uma oportunidade para começar de novo e buscar ajuda profissional para cuidar de si. Já o branco é considerado como uma tela em branco, nova, na qual se pode desenhar uma nova história.

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as equipes NASF, SAÚDE MENTAL ESF, promoverão ações visando a importância do cuidado com a Saúde Mental. O objetivo das ações é orientar as pessoas que sofrem de algum transtorno, que é possível, com o tratamento, ter qualidade de vida. Confira abaixo a programação para participar:

• TERÇA - FEIRA (15/01/2019)
  • HORÁRIO: início às 07:00h
  • LOCAL: AMA
  • PALESTRA: "Prevenção a importância do cuidado com a Saúde Mental" (Ministrada pela equipe do NASF)
  • CAFÉ DA MANHÃ

• QUARTA - FEIRA (16/01/2019
  • HORÁRIO: início às 08:00h
  • LOCAL: Unidade de Saúde da Família "Antônio Orlando Gava"
  • ENDEREÇO: Localidade de Córrego da Fama, Zona Rural
  • PALESTRA: "Como conciliar conflitos" (Ministrada pela equipe do NASF)

• SÁBADO (19/01/2019)