Secretaria Municipal de Saúde promove campanha contra a Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Atílio Vivácqua, através da Vigilância Epidemiológica, Equipes da Estratégia Saúde da Família e o Programa NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), está realizando neste mês de janeiro campanha “Janeiro Roxo”, cujo objetivo é educar e conscientizar a população sobre a Hanseníase, seu diagnóstico precoce, a redução de agravos e o tratamento. A doença é causada por uma bactéria e os sintomas geralmente não são percebidos pelos pacientes.

Todos agentes comunitários de saúde e de endemias foram capacitados pela referência técnica municipal de controle da Hanseníase, no dia 30 de dezembro de 2018. O objetivo é preparar todos os profissionais para realização do diagnóstico precoce da doença, afim de que sejam tratados e curados em tempo oportuno.

Durante a campanha, as equipes de saúde da rede municipal (agentes comunitários de saúde), juntamente com a referência técnica municipal de combate a Hanseníase, estarão realizando:

• Visitação domiciliar nas áreas de abrangência onde há casos da doença em tratamento;
  • Intensificação de busca ativa de casos novos, aberta à comunidade nas Unidades Básicas de Saúde;
  •  Busca ativa e testes de sensibilidade para identificar casos da doença na sala da Vigilância Epidemiológica, com atendimento humanizado;
  •  Distribuição de panfletos e material informativo para a população.

De acordo com a Coordenadora do programa de hanseníase do município Marcilene R.Cristo, o controle da doença ainda é desafiador. “É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura, que o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. Os pacientes fazem o tratamento na unidade mais próxima da sua residência e qualquer intercorrência, o paciente é encaminhado para o médico do Programa de Controle Municipal de Combate a Hanseníase, Dr. Marcos Sobreira, onde dispomos da referência”.

O QUE É A DOENÇA?

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria Mycobacterium leprae e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar sequelas. Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde de seu bairro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado. Não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses e é oferecido gratuitamente pelo município. Já no início a pessoa deixa de transmitir a doença, por isso, não deve ser separada de sua família nem interromper atividades rotineiras.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la. Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de janeiro de 2019