Equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro visita Atílio Vivacqua para conhecer técnicas de conservação do solo

Na última Quarta-Feira (17/01), uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim, composta pelos técnicos Jardel Cardoso, Mirian Teixeira Lira, Núbia de Castro e Jéssica Scarton, visitou o Município para uma troca de experiências e conhecimentos técnicos para a conservação do solo. Nesse dia, duas propriedades rurais foram visitadas com a presença do grupo da Secretaria do Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, composto pelo Secretário Márcio Menegussi, o técnico Petrus Ferreira e pelos graduandos da UFES em Geologia, os estagiários Alberto Canzian e Cássio Scarpini.

A primeira propriedade visitada foi a do Sr. Rogério Rosa, onde foram verificadas áreas em estágio médio de erosão, nascente desprotegida e pouca vegetação de alto porte.  Logo, foram delimitadas as áreas mais vulneráveis que precisavam de intervenção e levantadas medidas que deveriam ser tomadas para recuperar essas áreas, proteger a nascente e o curso de água.

Outra propriedade averiguada foi a do Sr. Mario Cansian, onde mostrou para o grupo de Cachoeiro o sistema de "barraginhas" e "cochinhos" construídos no local. Esses sistemas propiciam maior aproveitamento da água pluvial, possibilitando maior recarga do lençol freático e reduzindo substancialmente a erosão do solo.

Data de Publicação: segunda-feira, 21 de janeiro de 2019