Águas de Nossa Comunidade visita Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na localidade de Linda Aurora

No dia 22/01/2019, um trabalho de campo foi realizado na propriedade rural do Sr. Adelson Nogueira de Abreu, entre os presentes estavam o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon, o técnico em meio ambiente Petrus Ferreira, três graduandos em geologia, Alberto Canzian, Cássio Scarpini e Lucas Scarpini. Estava presente também, em parceria com a Prefeitura de Atílio Vivacqua, o Engenheiro Agrônomo recém formado da Universidade Estadual Norte Fluminense, Deivisson Peregrino de Abreu, que trouxe para o município um projeto de pesquisa e estudo com o café arábica,  relatando que "serão estudadas 24 dos principais tipos de café arábica cultivados no Brasil, representando mais de 90% das lavouras de café arábica do Pais."

Essas mudanças serão usadas para estudos e desenvolvimento de tecnologias. Hoje, o Deivisson toca todo o tempo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O trabalho de campo consistiu em fazer uma vistoria no local e dar assistência ao produtor rural em sua propriedade e a observar novas técnicas de manejo de café Arábica com outras culturas associadas. Além disso, são observados também locais para a  construção de “barraginhas”,“caixas secas” e de “cochinhos”, para maior armazenamento, absorção e aproveitamento das águas pluviais, reduzindo assim a  erosão.

Nessa projeto, foi possível notar uma variação na tonalidade do solo de avermelhado para um amarelo, mesmo todos os dois pertencendo ao "Latossolos", solo este, que está presente em quase toda região sudeste e em grande parte do Brasil, um solo espesso, ácido, bem desenvolvido, pouco rico em nutrientes, bem lixiviado e com camada orgânica pequena ou quase ausente.

Os solos estão diretamente relacionados com a litologia da região, que é composta majoritariamente por variações de Granito e de Gnaisse, muitas vezes encontra-se aflorado pelo fato do relevo da região ser muito acidentado e a superfície ser bem dissecada, o que propicia ter afloramentos grandes como os encontrados na Serra das Torres. As rochas da área visitada possui em algumas partes um alto teor de ferro, apresentando imantação no teste com o Imã.  São rochas ácidas, resultando em um solo com baixo PH e carente em nutrientes.

Na segunda parte do trabalho de campo, foi realizada uma subida na Pedra da Linda Aurora, ponto mais alto do município, com objetivo de visualizar as belezas do município através de um olhar técnico, observando as áreas preservadas e as degradadas da região.  Nesse ponto, tiveram uma visão privilegiada da localidade de Linda Aurora, onde a Secretaria do Meio Ambiente tem um projeto de recuperação e preservação das nascentes daquela localidade. São nascentes importantes para o fluxo de água dos córregos que abastecem os moradores das localidades de Linda Aurora e Córrego da Fama, além de  desaguar no Rio Sumidouro abastecendo a cidade de Atílio Vivácqua.

Data de Publicação: sexta-feira, 25 de janeiro de 2019