Comunidade recebe orientações sobre uso de hipoclorito de sódio para o combate de doenças

Famílias da localidade de Alto Biquinha - Santa Tereza, no município de Atílio Vivácqua, foram alvos de uma ação educativa sobre uso do hipoclorito de sódio, utilizado para a purificação caseira da água para o consumo humano. A ação aconteceu na última sexta-feira (01), onde estiveram presentes os coordenadores das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental/Vigiágua e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Através de visitas domiciliares foram levadas informações sobre a água utilizada, distribuição de material educativo sobre doenças de veiculação hídrica e utilização do hipoclorito de sódio.

 

O que é o Hipoclorito de Sódio?

O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano. O hipoclorito de sódio é conhecido popularmente como água sanitária, que é vendida em solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio.

Pode-se comprar o hipoclorito de sódio nos mercados, quitandas, sacolão ou farmácias. Existem no mercado pastilhas de uso doméstico e, geralmente, uma pastilha é utilizada para purificar um litro de água, mas deve-se ter atenção ao tipo de hipoclorito de sódio que é vendido, porque também existe hipoclorito vendido como sal, soluções ou em pastilhas que são utilizadas para purificar cisternas, poços e para o tratamento de piscinas.

 

Para que serve?

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, para reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A cólera ou rotavírus. 

 

Como usar?

Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.

É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, mantando todos os microrganismos.

A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

Deve-se ter cuidado ao evitar o contato direto com a água sanitária porque ela possui ação corrosiva e pode causar queimaduras na pele e nos olhos, quando está em grandes concentrações.

 

O que fazer se usou mais hipoclorito de sódio que o necessário?

Se for usado, acidentalmente, hipoclorito de sódio em doses acima do recomendado deve-se lavar a região exposta imediatamente com água corrente e observar se surgem sintomas como coceira e vermelhidão. Quando se ingerem doses exageradas desta substância, pode surgir vontade de vomitar, tosse e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico urgente.

No entanto, quando o hipoclorito de sódio é usado dentro das recomendações, é seguro para saúde e a água tratada com ele pode ser oferecida a bebês e crianças, mas em caso de dúvida, o recomendado é oferecer somente água mineral devidamente lacrada para as crianças.

Data de Publicação: segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
endereco ico
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
telefone ico
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
email ico
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
horario ico
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00