Atílio Vivácqua implanta Nota Fiscal Eletrônica no município

O Município de Atílio Vivacqua, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, comunica aos senhores empresários, contabilistas e contribuintes que, em busca de um melhor atendimento e modernização do setor tributário municipal, está implantado o Sistema de Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços – NF-e, e já está disponibilizado no site www.pmav.es.gov.br.

Informamos ainda que o Decreto Municipal que regulamenta a utilização do sistema, prazos e regras para adesão, pode ser acessado clicando AQUI.

O que é Nota Fiscal Eletrônica

Você sabe o que é Nota Fiscal Eletrônica (NFe)? Pois saiba que ela funciona da mesma maneira que a Nota Fiscal. Porém, no formato digital, transmitido via internet.

Essa opção tem ajudado muito a facilitar a troca de documentos entre empresas e pessoas jurídicas. É parte de um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) no Brasil. Ele tem a finalidade de fazer com que os documentos oficiais se tornem cada vez mais eletrônicos.

Com isso, a Nota Fiscal Eletrônica, cada vez mais, vem substituindo a emissão do documento impresso. No entanto, somente no que diz respeito aos modelos 1 e 1-A, por contribuintes do IPI ou ICMS. Isso quer dizer que não substitui outros tipos de documentos fiscais existentes. Como Cupom Fiscal e Nota Fiscal a Consumidor modelo 2.

A validade jurídica da NFe é garantida pela assinatura digital (token) e possibilita ao Fisco acompanhar os trâmites realizados em tempo real.

Em alguns lugares do Brasil, como no Estado de São Paulo, a Nota Fiscal Eletrônica, além de estar autorizada, é também obrigatória para as empresas. Sendo assim, quanto mais rapidamente for inserida nos processos das corporações, melhor. Uma das vantagens é que traz também ganhos em termos de modernização da empresa.

Conheça alguns dos benefícios da NFe:

– Reduz a utilização de papel impresso, preservando o meio ambiente;

– Reduz a sonegação;

– Reduz o transporte de documentos;

– Reduz custos para o Fisco, para empresas e profissionais autônomos;

– Aumenta a transparência em processos fiscais;

– Melhora a confiabilidade da Nota Fiscal;

– Facilita a padronização das relações comerciais por meios eletrônicos no mercado B2B (business to business);

– Melhora o controle fiscal;

– Simplifica e agiliza os trâmites entre empresas, por meio das novas tecnologias disponíveis;

–  Interrompe a necessidade de digitar Notas Fiscais ao receber mercadorias;

– Ajuda no planejamento de logística de entrega de mercadorias;

–  Colabora no acompanhamento e controle de dados;

– Integrar com outros sistemas via API.

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de março de 2019