Nascentes da Comunidade de Vendinha recebem benção após serem recuperadas

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, e após os trabalhos de construção de barragens, recuperação de nascentes, e técnicas de conservação de solo como barraginhas e cochinhos através da parceria entre os produtores rurais e a Prefeitura Municipal, no último sábado (23), a Paróquia Santo Antônio de Pádua realizou uma cerimônia de benção das nascentes na Comunidade de Vendinha, onde o Pe. João Batista Maroni abençoou as nascentes Santa Clara de Assis e São Francisco de Assis, nomeadas assim pelos proprietários das terras, Primo Luiz Santos Baptista e Ademir Torres, respectivamente, e contou com visitantes de diversas comunidades, em um grande momento de espiritualidade para todos.

Para a nascente receber a benção é necessário que a mesma seja cercada numa distância estabelecida, e realizado o seu trabalho de recuperação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também fornece toda a assistência técnica para o produtor na execução dos trabalhos.

O secretário de Meio Ambiente Marcio Menegussi Menon salienta a importância destes trabalhos, que através do armazenamento de água, abastecimento dos lençóis freáticos e técnicas de conservação de solo, é possível dar esperança ao produtor rural de continuar com seu árduo trabalho que é tão importante para a economia de Atílio Vivacqua.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/

MAIS FOTOS