Campanha de vacinação contra gripe começa no próximo dia 10 de abril

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2019 antecipará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para o período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional. Em Atílio Vivacqua, a vacinação acontecerá nas comunidades de Flecheiras e Praça do Oriente, no interior do município, e no Bairro Alto Niterói e na Sala de Vacina (Secretaria de Saúde), na sede.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representará 1.036.563 pessoas no estado do Espírito Santo e 2.400 pessoas em Atílio Vivacqua. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

A estratégia será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional, sendo contemplados todos os grupos prioritários simultaneamente a fim de não ocorrer perdas de oportunidades de vacinação. Além disso, serão ofertadas doses extras das vacinas dTpa adulto para atualização da caderneta das gestantes e dupla adulto (dT) para resgate de idosos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.

Ocorrerá atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação naquelas instâncias locais onde seja possível atender esta demanda.

O início da Campanha Nacional de vacinação contra o Influenza foi antecipada para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A partir do dia 28 de março, terá início a distribuição da vacina influenza para as regionais de saúde e municípios do estado de maneira gradual, até atingir 568.190 doses (50%) para o início da campanha, em 10 de abril. E nas semanas seguintes serão distribuídas as demais cotas até atingir o total de 1.130.100 doses.

É importante destacar que nos últimos dois anos a meta de 90% não foi alcançada nos grupos de crianças e gestantes. Enfatiza-se a importância das Superintendências Regionais de Saúde e seus respectivos municípios operacionalizarem e divulgarem as orientações atualizadas da campanha, assim como a importância da vacinação e atualização da situação vacinal, para o alcance de elevadas e homogêneas coberturas por grupo prioritário.

Data de Publicação: sexta-feira, 05 de abril de 2019