Secretaria de Educação realiza capacitação e formações para profissionais da Rede Municipal

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Atílio Vivacqua realizou uma série de capacitações para os profissionais da pasta, que trabalham na Rede Municipal de Ensino e exercem funções importantíssimas para o desenvolvimento dos alunos.

Uma capacitação para as merendeiras, ministrada pela nutricionista do Setor Municipal de Alimentação Escolar Pedrinne Ghiotto Venturi e organizada pela equipe do referido setor, foi realizada com o objetivo de demonstrar a importância que cada uma delas tem no ambiente escolar, e orientá-las sobre os cuidados relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos (RDC 216).

Também foi realizada uma capacitação para berçaristas e cuidadores de sala da Educação Infantil, em um momento de reflexão das práticas diárias, com espaço para ouvir as dificuldades enfrentadas deste profissional e rever sua função conforme Regimento Escolar. As crianças também foram lembradas, pensando na particularidade de cada uma e na importância da função destes profissionais para o desenvolvimento integral destes alunos. Com o tema ‘’Cuidando de quem cuida’’ foi realizada a valorização destes profissionais nas escolas de Educação Infantil. A capacitação foi ministrada pela pedagoga Mirele Conceição Marques Moreira e organizada pela equipe do referido setor.

Também ministrada pela pedagoga Mirele, e com o tema "O desafio das práticas na Educação Infantil na BNCC", iniciou-se a Formação Continuada de Professores de Educação Infantil, que contou com a presença de professores e comunidade do município. A formação esta sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de estudar a Base Nacional Comum Curricular, realizando reflexões sobre as práticas diárias e entendendo que conhecimento traz mudanças necessárias para prática deste profissional, ampliando a qualidade do ensino na primeira etapa da Educação Básica.

Também foi realizada uma Formação Pegagógica para os profissionais do Magistério que atuam nas turmas de 1º ao 5º ano, tendo em vista a importância de estudos contínuos e com o objetivo de possibilitar estudos e reflexões sobre a BNCC para estes docentes, numa perspectiva do ensino dos conteúdos para à formação e desenvolvimento de competências. Este foi apenas o início do processo formativo que se estenderá durante todo o período letivo, intensificando a qualidade e oferta do ensino voltado às práticas pedagógicas nesta etapa da Educação Básica em nosso município.

MAIS FOTOS

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de maio de 2019