Profissionais da Vigilância Epidemiológica e Ambiental recebem capacitação para o Diagnóstico de LTA

Devido ao aumento do número de casos de Leishmanioses Humanas e levando em consideração a deformidade que essa doença pode produzir no ser humano, além dos reflexos nos campos sociais e econômicos, os profissionais que atuam nas Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica do município de Atílio Vivácqua, receberam na última sexta-feira (20), uma Capacitação de diagnóstico das Leishmanioses Humanas. A ação foi promovida pela Superintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim/SRSCI em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Iúna.

Na atividade, os profissionais receberam orientações sobre diagnóstico, tratamento e realização do exame nos casos suspeitos da doença.  Ressaltando ainda que a capacitação foi realizada na prática, considerando que o município propiciou a experiência com a autorização dos pacientes envolvidos dos municípios vizinhos e de Iúna.

“Foi importante os profissionais receberem orientações nesta capacitação para que eles possam ter mais expertise no diagnóstico e no manejo clínico da doença, podendo também realizar os exames nos casos suspeitos de Leishmanioses encontrados no município”, disse a coordenadora Marcilene Rodrigues Cristo, que completou afirmando que “se faz necessário uma educação permanente para os profissionais, a fim de atualizar seus conhecimentos”.

Ainda segundo a coordenadora, a Secretária Municipal de Saúde Márcia Passabom Cristo tem priorizado e valorizado as capacitações que são oferecidas aos profissionais do município, pois assim é possível atender a demanda da população no próprio município em relação a este tipo de exame.

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de setembro de 2019