Prefeitura de Atílio Vivacqua conquista pela segunda vez o 1º Lugar do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Na última quinta-feira (26), a Secretaria de Meio Ambiente foi premiada pelas ações sustentáveis que vem desenvolvendo em Educação Ambiental no município de Atílio Vivacqua, na oitava edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, uma iniciativa da Regional Sul da TV Gazeta. O projeto que existe desde 2012, reconhece ações de recuperação e preservação ambiental desenvolvidas por escolas, sociedade civil, prefeituras e produtor rural, ensino superior e empreendedor ambiental, categoria que foi a novidade deste ano.

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Atílio Vivacqua foi finalista e vencedor do Prêmio na categoria Prefeitura Municipal. Desta vez, com o Projeto de Educação Ambiental “Ecocidadão Atíliense”, o município venceu as prefeituras de Alegre e Anchieta na final, após 59 projetos inscritos passarem pela avaliação de uma banca julgadora, composta por engenheiros florestais e agrônomos, ambientalistas e profissionais da área. Em 2018, o Projeto “Águas da Nossa Comunidade” foi o vencedor nesta mesma categoria.

Desde a criação do Projeto “Águas da Nossa Comunidade”, a secretaria vem trabalhando para reversão dos impactos causados pelo mau uso dos recursos naturais. Partiu-se então a ideia do Projeto de Educação Ambiental “Ecocidadão Atíliense”, com o intuito de educar o cidadão a hábitos sustentáveis. O projeto têm várias linhas de ações para tentar atingir além do aluno, toda a comunidade, de maneira diversificada e dinâmica: Linha de ação - Resíduos: palestras, oficinas de reutilização de resíduos, limpeza da cidade, Gincana de Sustentabilidade, Feira de Sustentabilidade; Linha de ação -  Água, flora e fauna: palestras, eventos, oficinas de plantio de mudas, trilhas florestais, integração aos projetos realizados na SEMMA; Linha de ação - Projetos em parcerias: o Programa de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis e a Biblioteca Itinerante.

O projeto tem o envolvimento de alunos da rede municipal, estadual e instituições de ensino superior. Além do mais, também conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Comunidades urbanas e rurais, produtores, associações de moradores, associação de catadores de materiais recicláveis, o grupo escoteiro local, instituições como o 4° Batalhão da Policia Militar Ambiental, Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e o Instituto Pacto pelas Aguas Sul Capixabas, além de várias empresas da cidade e as Igrejas, que foram indispensáveis para execução das atividades propostas, dando força e garantindo sua eficácia e integração do projeto.

O reconhecimento do Prêmio Biguá é uma injeção de ânimo para toda equipe da Secretaria e o Cidadão, percebendo que suas ações motivam à continuidade e melhoria do projeto.

Data de Publicação: sexta-feira, 27 de setembro de 2019