Campanha de Vacinação contra o Sarampo será reforçada no município

Diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que há necessidade da realização da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com o objetivo de captar não vacinados ou com o esquema de vacinação incompleto. No período de 07 a 25 de outubro, na Sala de Vacina e no Posto de Saúde do Alto Niterói será realizada a vacinação seletiva das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D de mobilização nacional será dia 19 de outubro (sábado) das 8 às 15 horas.

A priorização desse grupo deve-se a elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarréia grave, infecção no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Neste mesmo período, aproveitando a oportunidade, também será ofertada as vacinas HPV e Meningite para adolescentes (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A DECLARAÇAO da situação VACINAL atualizada para fim de MATRICULA/REMATRICULA escolar também pode ser solicitada neste período.

Data de Publicação: quarta-feira, 09 de outubro de 2019