Colônia de férias envolve 100 alunos da rede municipal de Atílio Vivácqua

Durante o mês passado, cerca de 100 alunos da rede pública de Atílio Vivácqua, dos ensinos infantil e fundamental, participaram de mais uma Colônia de Férias promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

As atividades, que tiveram início em 6 de janeiro, concentraram-se em três escolas: EMEB Hermínia Leal Júdice (do bairro Niterói), EMEB Felipe Andrade Costa e EMEB Zulmira Ventury Baptista (ambas do bairro Alto Niterói). O objetivo foi proporcionar aos estudantes momentos de brincadeiras com aprendizado.

Para isso, foi trabalhado o tema “Nas férias podemos... brincar, conhecer, aprender e se divertir com a magia da literatura”, por meio do qual os professores, juntamente com as equipes escolares das unidades envolvidas, levaram os alunos ao contato com a série clássica “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato.

Além de ações voltadas para a temática proposta neste ano, também houve recitações de poesias, contações de histórias, oficinas artísticas e esportivas, dentre outras tarefas.

“Esse ‘brincar’, tendo em vista que se trata de um dos seis direitos amparados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), visa desenvolver a criança em sua totalidade, pois, brincando, os alunos são ensinados, através da mediação do professor, a se desenvolverem em inúmeros aspectos”, esclarece a secretária municipal de Educação, Eni Souza Araújo Rodrigues.

A gestora da escola Zulmira Ventury Baptista, Sheirla Aguiar Conceição, também avalia positivamente a Colônia de Férias deste ano. “Foi muito produtiva. Nós alcançamos o intuito de ocupar o tempo das crianças, nesse período, com atividades bastante atrativas”, frisa.

O encerramento da Colônia de Férias aconteceu na última sexta-feira (31), nas três unidades de ensino, com diversas apresentações lúdicas.

Texto: Felipe Américo Bezerra

Data de Publicação: terça-feira, 04 de fevereiro de 2020