Associações rurais são formadas em Atílio Vivácqua com apoio da prefeitura

Em Atílio Vivácqua, uma política pública da atual gestão da prefeitura vem incentivando o surgimento de associações no interior, com foco em áreas como desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

Atualmente, três novas organizações rurais são estruturadas com apoio do município: a associação da localidade de Santo Antônio, que se encontra em etapa mais avançada, e as associações das comunidades de Boa Vista e de São Pedro, ambas em fase final de preparação da documentação para registro.

O acompanhamento técnico é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que promove uma série de ações, como cursos – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – e reuniões para, dentre outros objetivos, esclarecer sobre associativismo, discutir sobre propostas de estatutos sociais e planejamento estratégico.

O suporte é ofertado tanto às comunidades interessadas em iniciar este tipo de trabalho, quanto às associações existentes, como as de Alto São José, Antas e Linda Aurora (todas criadas antes do início da efetivação dessa política pública, prevista no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável). O atendimento abrange, ainda, a Cooperativa da Agricultura Familiar (CAF) de Atílio Vivácqua.

Agroindústria e saneamento

A recém-criada Associação dos Agricultores e Moradores de Boa Vista articula, hoje, a formação de um coletivo de mulheres para trabalharem na fabricação de pães, bolos, biscoitos e demais produtos.

Já a Associação de Moradores e Produtores Rurais de Alto São José teve papel importante no processo de viabilização de fossas sépticas para a localidade (que estão sendo instaladas, em todas as residências, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

“Os exemplos de Boa Vista e de Alto São José mostram claramente que uma associação pode contribuir, de forma significativa, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Sendo assim, é importante que as associações trabalhem questões relativas à sustentabilidade, saúde, agricultura e juventude, dentre outros pontos necessários”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes.

“É desta forma, abraçando as sociedades organizadas, que criamos espaços de diálogo entre empreendedores, a comunidade e o poder público. A união, a coletividade, a formalização e o respeito são princípios que representam o desenvolvimento”, ressalta o prefeito Josemar Machado Fernandes.

Moradores de localidades que pretendem formar associações devem ir à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que funciona no Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”, no bairro Niterói, e atende de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Edição: Felipe Américo Bezerra

Data de Publicação: sexta-feira, 13 de março de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA
endereco ico
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
telefone ico
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
email ico
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
horario ico
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00