Prefeitura de Atílio Vivácqua realiza ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus

Uma série de medidas preventivas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Atílio Vivácqua foi adotada pela Prefeitura, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O município, até o momento, não registrou casos suspeitos ou confirmados da doença.

As ações preventivas foram definidas durante reunião coordenada pelo prefeito Josemar Machado Fernandes, na manhã desta terça-feira (17). Chefe de gabinete, secretários municipais e membros da Procuradoria e Controladoria Geral, além de servidores, também colaboraram na definição das medidas a serem tomadas.

Confira as medidas preventivas das secretarias:

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

• Suspensão do reinício nesta semana das aulas de zumba e de musculação que vão ser ofertadas gratuitamente na Academia Popular, no Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”, no bairro Niterói;
  • Suspensão das atividades do Projeto Campeões de Futuro;
  • Interdição de quadras e campos para práticas de futebol e demais modalidades.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

• Suspenção das sessões do Cine Ambiental Rural, no interior.

Secretaria Municipal de Assistência Social

• Suspensão das atividades dos grupos de idosos, de grávidas e da academia dos idosos, no Centro de Convivência do Idoso;
  • Suspenção das oficinas de teatro e de artesanato;
  • Suspensão dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na sede e, também, na localidade de Flecheiras.
  • Atendimento de emissão de documentos, a partir desta quarta-feira (18), estará restrito aos moradores de Atílio Vivácqua, que deverão agendá-lo somente por telefone, pelo número (28) 3538-1373, de segunda a sexta, das 7h às 16h.
  • Será mantido, apenas, o serviço de transporte público gratuito, o Transpop.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

• Funcionamento da Feira Livre da Agricultura Familiar (que ocorre às terças-feiras, na Praça Filocleto Alves de Araújo, no bairro Niterói) com medidas preventivas tanto para os feirantes, como para os consumidores.

Observação: Todos os feirantes e seus ajudantes estão sendo orientados a não fazerem a feira, caso estejam com sintomas de gripe; nem ele e nenhuma pessoa da família que mora na mesma residência.

Secretaria Municipal de Educação

• Suspensão das aulas em todas as escolas municipais de 23 de março a 3 de abril, antecipando o recesso escolar.

Observação: As unidades de ensino ainda estarão abertas, até sexta-feira (20), para receber as famílias dos alunos e orientá-las a se adequarem a esse período.

Secretaria Municipal de Saúde

• Suspensão temporária dos grupos de educação em saúde nas UBSs (grupos de hipertensos e diabéticos, de gestantes, tabagismo);
  • Os agendamentos do Ambulatório de Especialidades (AMA) serão por horário específico;
  • Procurar os serviços de saúde em casos de extrema necessidade.

Confira as orientações de prevenção:

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Lavar as mãos várias vezes ao dia e, se possível, utilizar álcool em gel;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; caso não tenha lenço, proteja com o antebraço, evitando as mãos, que são importantes veículos de contaminação;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe e resfriado;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados, tais como: retiros espirituais, congressos e reuniões, entre outros;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Edição: Felipe Américo Bezerra

Data de Publicação: terça-feira, 17 de março de 2020