Coronavírus: Secretaria de Saúde promove reunião sobre mapeamento de risco

No último dia 23, em Atílio Vivácqua, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com foco no mapeamento de risco por meio do qual são estabelecidas medidas qualificadas no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

Estiveram presentes o prefeito Josemar Machado Fernandes; a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo; e, também, representantes dos setores de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Gabinete e da Defesa Civil Municipal.

A reunião teve, ainda, a participação do Corpo de Bombeiros Militar, que apresentou e colocou em discussão o Decreto nº 4636-R e a Portaria nº 068-R, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que tratam dessas medidas qualificadas.

Para o mapeamento (dividido em Risco Baixo, Risco Moderado, Risco Alto e Risco Extremo), foram estabelecidos critérios epidemiológicos norteados por estudos feitos pela Sesa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conciliados com as orientações do Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde explica que Atílio Vivácqua, por estar hoje classificado como Risco Baixo, tem adotado medidas e ações baseadas na diretriz da prevenção. “As orientações previstas tanto no decreto, como na portaria da Sesa, englobam medidas sociais, medidas para estabelecimentos comerciais, para o transporte público coletivo e para os limites municipais”, destaca Marcia.

Também segundo ela, os critérios poderão sofrer atualizações e ajustes ao longo da epidemia. “O enquadramento dos municípios nos níveis de risco será feito semanalmente por ato do secretário de Estado da Saúde. Além disso, o governo do Espírito Santo levará em consideração a utilização da rede de saúde”, esclarece.

Ainda durante a reunião, a secretária de Saúde de Atílio Vivácqua apresentou as ações que o município tem realizado no combate à Covid-19, bem como as parcerias que têm sido firmadas neste momento de atenção.

Para ter acesso à classificação dos municípios no mapa de risco, assim como as medidas, acesse o site especial sobre o coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br) ou, então, leia a íntegra da legislação em www.coronavirus.es.gov.br/legislacao. Acompanhe, também, a página municipal com informações da Covid-19: www.pmav.es.gov.br/pagina/ler/1249/coronavirus-covid-19.

Aquisição de EPIs para profissionais de saúde

O município adquiriu novos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da Saúde de Atílio Vivácqua, como mais um reforço no combate à Covid-19. Máscaras cirúrgicas, máscaras N95, capote, óculos de proteção, luva de procedimentos e protetor facial estão entre os itens.

Além desses materiais, foram adquiridos termômetro infravermelho, oxímetro de dedo e de mesa para as unidades de saúde. Neste mesmo sentido, os profissionais tiveram capacitação e atualização para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Data de Publicação: quarta-feira, 29 de abril de 2020