Covid-19: Desenvolvimento Rural retoma tíquete feira com distribuição de cestas nas secretarias

Respeitando a medida de distanciamento social, que reforça a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) em Atílio Vivácqua, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural iniciou, na semana passada, o trabalho de distribuição de cestas com itens da Feira Livre da Agricultura Familiar – suspensa temporariamente, desde o fim do mês de março, em razão da pandemia – aos servidores da Prefeitura.

Inicialmente, a pasta providenciou 110 cestas, no valor de 50 reais, cada uma. A quantia é relativa ao benefício do tíquete feira, que é entregue, uma vez por mês, aos funcionários públicos da municipalidade.

Preparadas por 12 produtores participantes da Feira Livre – todos cooperados da Cooperativa da Agricultura Familiar (CAF) de Atílio Vivácqua –, as cestas contam com as seguintes mercadorias: couve, cebolinha, taioba, banana da terra, jiló, abóbora madura, biscoito caseiro, linguiça, tomate, pepino, laranja, tangerina ponkan, inhame, aipim e abacate.

Nesta primeira etapa, foram atendidas as secretarias municipais de Assistência Social; de Obras e Serviços Urbanos; de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; de Meio Ambiente; de Administração e Finanças; do Gabinete; e, ainda, de parte da própria pasta de Desenvolvimento Rural.

“Foi feita uma escala para os agricultores entregarem seus produtos, das 7h às 12h. A ação contou com três funcionários nossos, dois da Assistência Social e quatro agricultores da cooperativa, que receberam, conferiram, separaram e montaram a cesta, na forma de um sacolão. As sacolas foram adquiridas pela CAF”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes.

Também de acordo com ele, depois de prontas, as cestas foram levadas, em caminhões de sua pasta, para as respectivas secretarias, que as distribuíram aos servidores que fazem jus a essa política.

“Os funcionários que optaram pela cesta assinaram uma declaração de seu recebimento”, acrescenta Arcanjo, ao esclarecer que os servidores também têm como alternativa o tíquete feira em espécie, que poderá ser utilizado, normalmente, no retorno da Feira Livre.

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de junho de 2020