Aplicado em Atílio Vivácqua, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o “Projeto Cochinhos em curva de nível” é o único representante do Espírito Santo que está entre os quatro finalistas da Campanha Nacional de Combate à Erosão, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A iniciativa atiliense tem como objetivo incentivar a construção de estruturas para captação de água em propriedades rurais do município e, assim, promover a recuperação de pastagem e de solo com erosão.
Os trabalhos selecionados estão disponíveis para votação pública, em formato de vídeo, no canal da Embrapa no YouTube. Para votar no “Projeto Barraginhas”, basta acessar ao link https://youtu.be/71FXzIH-r3Q e clicar em “Gostei” (representado com um sinal de joinha), logo abaixo do título do vídeo (Combate à erosão hídrica do solo com a tecnologia de curvas de nível com “cochinhos”).
“Convocamos a todos os capixabas para esta campanha. E é necessário lembrar que temos de abrir os olhos para o nosso solo, que produz o nosso alimento. Se não cuidarmos de nossa terra, perderemos, a cada ano que passa, toneladas de solo. Para se ter ideia, um centímetro de solo leva entre 200 e 300 anos para ser formado. O solo tem a mesma importância da água, por exemplo, para a sobrevivência do nosso planeta. Nós precisamos cuidar do solo”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Menegussi.
A votação teve início na última sexta-feira (5) e segue até as 12h do dia 29 de junho. O vencedor será o vídeo com mais curtidas.
Publicado em terça-feira, 09 de junho de 2020