Mais 106 fossas ecológicas serão instaladas na zona rural de Atílio Vivacqua

Nas próximas semanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dará início à nova etapa de melhorias sanitárias no interior de Atílio Vivácqua. O investimento total, de R$ 700 mil, é fruto de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

Serão construídas mais 106 fossas ecológicas com tecnologia UASB, nas comunidades de Antas, Santa Cruz, Santa Tereza, Independência, Santo Antônio e Córrego da Fama, o que beneficiará, diretamente, cerca de 400 moradores.

Na primeira fase, também executada através de convênio com a Funasa e concluída em fevereiro deste ano, foram implantadas 90 fossas sépticas, nas localidades de São Pedro, Linda Aurora, Alto São José, Vila Nova e Monte Verde.

“Cabe ressaltar, mais uma vez, a importância ambiental desse projeto para a proteção de nascentes, córregos, poços artesianos e rios existentes nessas comunidades. Quero destacar, ainda, que a colaboração dos moradores que se propuseram a receber essas fossas também é essencial para o êxito dessa iniciativa. E aproveito para agradecer à equipe da pasta que vem se empenhando nesse trabalho”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Menegussi.

Solução de baixo custo e eficiência ambiental

Tecnologia trazida da Universidade Federal da Paraíba, a fossa ecológica tem como principal vantagem o baixo custo financeiro, aliado à alta eficiência ambiental, pois soluciona problemas decorrentes do lançamento de efluentes sanitários (também chamados de águas negras ou, simplesmente, esgoto bruto) nos córregos.

Texto: Felipe Américo Bezerra

Data de Publicação: sexta-feira, 24 de julho de 2020

LEIA MAIS...

Instalação de 90 fossas ecológicas na zona rural de Atílio Vivacqua contribui para saúde dos córregos
ACOMPANHE A PREFEITURA
endereco ico
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
telefone ico
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
email ico
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
horario ico
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00