Covid-19: Secretaria de Saúde inicia plano de ação de testagem epidemiológica rápida com servidores ativos

Durante o mês de agosto, em Atílio Vivácqua, os servidores ativos da Secretaria Municipal de Saúde passarão por investigação sorológica de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), por meio de testes rápidos, que vão ser realizados diariamente, em todas as unidades da rede local, até setembro.

Com isso, os objetivos da Secretaria de Saúde são, especificamente, reconhecer o percentual de servidores infectados pelo Sars-Cov-2, estabelecer a extensão de acometimento de seus funcionários, estimar a velocidade de disseminação da infecção e, também, o percentual de infectados assintomáticos.

“O inquérito sorológico serve para conhecer a extensão e seu real impacto dentre os servidores, o que é essencial para prever as demandas de funcionários no serviço de saúde, para que possamos traçar um planejamento adequado, além de esclarecer como a doença está se comportando nos setores”, explica a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo.

Ela também esclarece que a ação ocorrerá de forma escalonada, entre os trabalhadores de diversos vínculos e estagiários que não apresentarem sintomas relativos à Covid-19 e que estiverem em atividades presenciais na linha de frente ao atendimento aos pacientes.

Marcia acrescenta que cada servidor da Secretaria Municipal de Saúde deverá preencher o Questionário de Avaliação do Trabalhador da Saúde.

“Após o cadastro, o servidor será agendado para realização do exame, sendo que os servidores lotados nas Unidades Básicas de Saúde realizarão seus exames nas Unidades polo. Os demais realizarão seus exames no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, sendo previamente agendados”, diz.

A secretária pontua, ainda, que os funcionários com diagnóstico positivo deverão realizar o cadastro, porém não serão testados novamente. “Caso o servidor apresente sintomas, será orientado a procurar os serviços de saúde, para ser encaminhado para uma avaliação médica, que analisará a necessidade de se realizar utilizar procedimento de conduta médica”, complementa.

Data de Publicação: quinta-feira, 06 de agosto de 2020