Assistência Social promove atividades de lazer com idosos, via WhatsApp, durante pandemia

Sem precisar sair de casa, idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Atílio Vivácqua, vêm participando de atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), por meio do aplicativo móvel WhatsApp.

São exercícios de ginástica adaptados ao público-alvo (que podem ser realizados com garrafas pet, cabos de vassoura e outros itens domésticos), orientados por profissional de educação física da própria secretaria.

As práticas são enviadas em formato de vídeo e, também, de GIF (arquivo de tamanho pequeno com imagens em movimento). Até antes da pandemia, as atividades eram realizadas, presencialmente, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Niterói.

Além disso, são compartilhadas mensagens audiovisuais elaboradas pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o objetivo de motivar os idosos a relatarem no grupo seu dia a dia, através de áudios e vídeos, com o intuito de despertar neles a autoestima e a esperança. São também atendidos por telefone, quando solicitam.

“As atividades propostas no WhatsApp são importantes para continuarmos interagindo com os idosos, mesmo virtualmente, para cultivo da convivência e do vínculo, já que os encontros eram constantes e bem animados”, explica Marileila Rodrigues, psicóloga do Cras.

A secretária municipal de Assistência Social, Ludmilla Andrade, reitera os benefícios da iniciativa. “Apesar de não conseguirmos realizar as atividades do Serviço de Convivência de maneira presencial, estamos tentando manter a rotina de exercícios e dar continuidade ao trabalho de orientação e acompanhamento realizado pela equipe técnica, a fim de ajudar os idosos a vivenciarem esse período de pandemia da forma mais leve e saudável possível”, destaca.

Arraiá em casa

Como parte das ações remotas voltadas para esse público-alvo, foi promovido, no último mês, o Arraiá da 3ª Idade.

Caracterizados com trajes de festas caipiras, os idosos participantes ambientaram suas residências com materiais de enfeites (como bandeirinhas de recortes de jornais e revistas) e prepararam mesas com variedades de comidas e bebidas típicas. Eles, então, fizeram registros em vídeo e os enviaram, pelo WhatsApp, para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Texto: Felipe Américo Bezerra

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de agosto de 2020