Educação capacitará servidores para retorno presencial às aulas durante pandemia

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação promove capacitação para o retorno presencial às aulas, na rede municipal de ensino de Atílio Vivácqua, durante a pandemia de Covid-19. Direcionadas a auxiliares de serviços gerais, merendeiras e serventes, as atividades vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, no Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”, no bairro Niterói.

A programação será aberta na quarta-feira (3), às 8h, com acolhimento aos participantes dos encontros, com performance musical das pedagogas Maria Aparecida Furtado Lima e Marilene Duarte Venturi. 

Os profissionais serão recebidos, na ocasião, pelo prefeito Josemar Machado Fernandes, pelo vice-prefeito Pedro Sampaio e pela secretária municipal de Educação, Eni Souza Araújo Rodrigues. Depois, às 8h30, haverá a palestra “Um Novo Normal na Escola”, com a psicóloga Katia Girardi da Rocha.

Na quinta (4), às 8h, é a vez da palestra “Protocolos de Enfrentamento ao Coronavírus no Ambiente Escolar”, com a enfermeira Caroline Rodrigues Campos, coordenadora da Saúde na Escola, e o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Julio Cesar de Oliveira Brites. 

O encerramento ocorrerá na sexta (5), também a partir das 8h, com a palestra “Boas Práticas e Diretrizes Sanitárias para o Recebimento, Preparo e Distribuição da Alimentação Escolar”, com a nutricionista Pedrinne Venturi Guiotto, que atua na Alimentação Escolar do município.

“Nosso objetivo, com essa capacitação, é preparar nossos servidores para recepcionarem os discentes e as famílias com o máximo de segurança sanitária, seguindo todas as orientações relacionadas aos protocolos vigentes de prevenção ao coronavírus”, esclarece a secretária municipal de Educação.

Aulas remotas voltaram na última semana

No último dia 22 de fevereiro, a rede municipal de Atílio Vivácqua iniciou suas aulas, em formato remoto, para os alunos da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental I e II. 

Desde então, as atividades não presenciais têm sido vinculadas aos pais de forma impressa (para as famílias que não têm acesso à internet, conforme respondido em questionário aplicado pela Secretaria Municipal de Educação), pelo WhatsApp e via perfis de Facebook das escolas municipais. Também estão acessíveis no site da Prefeitura de Atílio Vivácqua (www.pmav.es.gov.br). 

Professores estão disponíveis, em seus horários de expediente, para esclarecer as dúvidas dos alunos. Além disso, as escolas têm funcionado normalmente, para que pais e responsáveis possam garantir a vaga de crianças e adolescentes ainda não matriculados. 

“É importante que cada família entre em contato com a escola para saber o horário de atendimento de cada turma, para que não haja aglomeração na escola e comprometa os protocolos contra a Covid-19. Lembramos, ainda, que é importante a utilização de máscaras para irem até as unidades escolares”, reforça a secretária de Educação.

Texto: Felipe Américo Bezerra


 

Publicado em terça-feira, 02 de março de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
endereco ico
Endereço
Praça José Valentim Lopes, n° 02 - Centro
Atílio Vivacqua/ES
telefone ico
Telefone / Fax
(28) 3538-1109 / (28) 3538-1104
email ico
E-mail
comunicacao@pmav.es.gov.br
horario ico
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta das 07h00 às 16h00