Secretária de Saúde amplia testagem rápida de Covid-19 em pacientes assintomáticos

Atílio Vivácqua agora conta com mais um importante reforço no enfrentamento à atual pandemia. Desde a última semana, o Centro de Covid da Secretaria Municipal de Saúde passou a acompanhar, também, casos de coronavírus em pessoas assintomáticas, a partir da ampliação de testagem rápida.

Esta nova linha de trabalho é focada, especificamente, no rastreamento, isolamento e monitoramento dos moradores infectados que não apresentam sintomas. Até então, eram abrangidos somente os cidadãos contaminados nos quais a doença se desenvolvia, independentemente de seu grau.

“Trata-se de um avanço bastante significativo para o combate ao coronavírus, uma vez que, após ter sido identificada a transmissão comunitária da doença, tanto a nível estadual quanto nacional, qualquer pessoa hoje, sintomática ou assintomática, pode transmiti-la”, justifica a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo.

Segundo ela, é possível investigar as fontes de propagação, de maneira aprofundada, e identificar os contatos. “Por meio desta ação, conseguimos dar orientações para o isolamento, diariamente, aos pacientes com sintomas leves ou inexistentes, bem como aos familiares com os quais eles convivem em suas moradias”, frisa.

A secretária salienta que, por meio do monitoramento diário dos assintomáticos, é possível agir com mais rapidez, até mesmo, diante de uma eventual e repentina evolução da Covid-19. O acompanhamento dos pacientes – que, em muitas vezes, ocorre através de videochamada – é conduzido pelo médico clínico Marco Sobreira.

“Além disso, a equipe intervém, ainda, nos casos mais graves, orientando à pessoa a procurar um médico. Através desta intervenção, que é realizada in loco, os profissionais entram em contato com a equipe de Estratégia de Saúde da Família daquela região, para que vá àquela residência”, acrescenta.

Texto: Felipe Américo Bezerra

Publicado em terça-feira, 20 de abril de 2021