Atílio Vivácqua é bem avaliado no Programa Previne Brasil

Recentemente, a Atenção Primária à Saúde (APS) de Atílio Vivácqua obteve nota 77,9 nos indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. No Sul do Estado, o município foi o terceiro melhor colocado. Já entre todas as 78 cidades do Espírito Santo, alcançou o 15º lugar.

Foi avaliado, especificamente, o Quadrimestre 2 de 2021, que corresponde de maio a agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das seis equipes locais de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a do bairro Alto Niterói foi a que mais se destacou, cumprindo cinco dos sete indicadores.

“Esse resultado é fruto de todo o nosso esforço dedicado à atenção primária em nosso município. Aproveito e parabenizo a todos os profissionais que, cada qual em sua função, se empenharam para conquistarmos essa avaliação”, comemora a secretária municipal de Saúde, Graceli Estevão Silva.

Segundo ela, para dar continuidade a esse trabalho, a pasta tem realizado oficinas para aperfeiçoamento das equipes. “Nosso objetivo principal é melhorarmos, cada vez mais, o atendimento à nossa população”, finaliza.

Saiba quais são os indicadores de avaliação:

1.Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
2.Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3.Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4.Cobertura de exame citopatológico;
5.Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;
6.Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre;
7.Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Sobre o programa

Criado em 2019, o Previne Brasil começou a ser implantado em 2020. Com a Covid-19, o Ministério da Saúde buscou estratégias para garantir a continuidade dos financiamentos adequados aos municípios e todos os prazos de transição do modelo antigo para o novo formato foram prorrogados.

Em janeiro de 2021, novas regras para o aporte financeiro federal foram publicadas, garantindo a implantação do programa. De acordo com o Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. E busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil.

Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Publicado em sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Atualizado em sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec