EDP inaugura, em Atílio Vivácqua, subestação de energia que atenderá Sul do Estado

Atílio Vivácqua agora conta com a nova Subestação Safra, instalada pela EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, na comunidade rural de Independência, que foi inaugurada em solenidade realizada nesta quarta-feira (20).

Construído em uma área de 11 mil metros quadrados, a partir de um investimento de R$ 38 milhões, o novo empreendimento vai beneficiar mais de 354 mil habitantes de dez cidades da Região Sul capixaba. Além do próprio município atiliense, de acordo com a EDP, serão atendidos Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Guaçuí e Alegre.

Estiveram presentes o prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes, e o vice-prefeito Pedro Sampaio; o governador Renato Casagrande; o prefeito de Cachoeiro e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Victor Coelho; e outras autoridades. Eles foram recepcionados, na cerimônia, pelo presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz; pelo vice-presidente de Distribuição da Companhia, João Brito Martins; e pelo diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.

“A nova subestação representa uma oferta de energia de melhor qualidade no Sul do Estado, especificamente em Atílio Vivácqua, que tem crescido bastante. Hoje, nós temos em torno de 70 empresas instaladas. E temos mais empresas interessadas em vir para o nosso município, para a nossa região. Esta inauguração, com certeza, é motivo de comemoração, pois favorece tanto o desenvolvimento econômico regional, como, principalmente, toda a nossa população”, destacou o prefeito atiliense.

“Quero agradecer ao presidente João, que está liderando um grande conjunto de investimentos no Estado. Somente este ano, são R$ 600 milhões em novas estações e subestações, como esta, de Atílio Vivácqua. Então, para nós, que temos crescido mais que os demais estados e a média brasileira, investir em segurança de energia é fundamental para o nosso desenvolvimento. Esta subestação cumpre um papel local de estabilização de fornecimento de energia, mas também, segundo a EDP, cumpre um papel regional de estabilizar a Região Sul”, salientou o governador Casagrande.

“Para a EDP, é motivo de orgulho contribuir para o fortalecimento da infraestrutura energética do Sul capixaba, colaborando com o desenvolvimento econômico da região e assegurando mais qualidade e segurança ao serviço prestado aos nossos clientes”, afirmou o presidente da EDP no Brasil.

“Trata-se de um investimento importante e vultuoso da EDP para a nossa região, uma vez que esta subestação vai garantir uma segurança energética aos futuros investimentos que virão para o Sul do Estado. Estou muito feliz em participar deste momento”, acrescentou o prefeito cachoeirense.

Mais detalhes sobre a Subestação Safra

A instalação conta com três níveis de tensão (138/69/13,8 kV) e promoverá um importante reforço no abastecimento da Região Sul do Estado, que antes dependia de uma única fonte de energia, proveniente da subestação Cachoeiro. A operação do empreendimento será telecomandada via Centro de Operações Integradas (COI).

Totalmente digitalizada, a unidade possui os mais modernos sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, conta com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.

A nova subestação faz parte do investimento recorde de cerca R$ 3 bilhões da
EDP no Estado, programado para o período entre 2021 e 2025. Esse montante corresponde a quase o dobro do que foi investido no perídio entre 2016 e 2020.

O aporte tem como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da EDP

(Fotos: Gabriel Lordelo)

Publicado em quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Atualizado em quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec