Atílio Vivácqua agora conta com um Plano de Contingência (Plancon) para inundações, alagamentos e deslizamentos de solos ou rochas. Concluído em novembro do ano passado, o documento, que terá vigência até 2024, traz uma série de estratégias a serem adotadas perante desastres naturais que, eventualmente, possam vir a atingir o município.
O Plancon foi desenvolvido a partir da análise das avaliações de mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres, conforme esclarece o coordenador da Defesa Civil Municipal, Fernando Arruda Bomfim.
“O plano, além de apontar vulnerabilidades das áreas de risco, estabelece procedimentos a serem adotados na resposta a emergências e desastres, recomendando e padronizando os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir danos e prejuízos”, detalha.
O coordenador explica, ainda, que o Plancon foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do sistema de Proteção e Defesa Civil do Município de Atílio Vivácqua, que, segundo ele, assumem o compromisso de atuar de acordo com suas prescrições, bem como realizar as ações para criar e manter as condições necessárias para que possam desempenhar as atividades e responsabilidades nele previstas.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O PLANO DE CONTINGÊNCIA 2021-2022
Publicado em quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Atualizado em quinta-feira, 27 de janeiro de 2022