Prefeitura de Atílio Vivácqua encaminha pacientes para cirurgia de catarata

A Secretaria Municipal de Saúde de Atílio Vivácqua, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de agendamentos realizados através do Sistema de Regulação Formativa–SUS, encaminhou, nesta sexta-feira (25), 12 pacientes para cirurgia oftalmológica de catarata, e, no sábado (26), mais 12 pacientes foram conduzidos, totalizando, em uma semana, 24 pacientes atendidos com a cirurgia em nosso município.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, entre o fim do ano passado e o início deste ano, foram realizadas 46 consultas oftalmológicas de catarata, 36 pacientes foram encaminhados para cirurgia.

No último ano, o município realizou 422 consultas oftalmológicas no Ambulatório Municipal de Agendamento (AMA), e, neste ano, 72 pacientes foram atendidos na unidade. Já as consultas de oftalmologia, marcadas pelo Estado, por meio do Sistema de Gestão Hospitalar (MV Soul), no período de janeiro de 2021 a fevereiro deste ano, 122 pacientes adultos foram assistidos e 15 pacientes de oftalmologia pediátrica, atendidos.

“Todo esse trabalho se resulta do empenho dos profissionais, desde a inserção dos pedidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através das equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), formadas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, recepcionista, agentes comunitários de saúde (ACS) e demais profissionais, e o transporte sanitário, principalmente, realizado pelos motoristas que fazem o translado dos pacientes para os locais das consultas”, destaca a secretária de Saúde, Graceli Estevão Silva. 

Nesse sentido, o prefeito Josemar Machado Fernandes também enfatiza o apoio das demais secretarias, que disponibilizam seus veículos e motoristas à Secretaria de Saúde, para atender à grande demanda de locomoção de paciente, nas diversas especialidades de consultas, exames e cirurgias. “O nosso objetivo é não perder nenhuma consulta agendada, disponibilizada pelo Estado, e atender à necessidade de cada paciente”, acrescenta ele.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos são previamente agendados, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Sistema de Gestão Hospitalar (MV Soul), sendo regulados e marcados pelos especialistas do Estado.

Publicado em quinta-feira, 31 de março de 2022

Atualizado em segunda-feira, 11 de abril de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.