Pela primeira vez, Atílio Vivacqua concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e conquista o 2º lugar na Categoria Inovação e Sustentabilidade

Na noite desta quinta-feira (05), Atílio Vivacqua concorreu pela primeira vez na 11º Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) Espírito Santo 2021/2022. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na categoria Inovação e Sustentabilidade, o prefeito de Atílio Vivaqua, Josemar Machado Fernandes, ficou em segundo lugar com o projeto “Águas de Nossa Comunidade”.

O evento ocorreu em Vitória e acompanharam o prefeito Josemar, o vice-prefeito, Pedro Oliveira Sampaio, a secretária de administração e finanças, Karoline Duarte Venturi Lima, o secretário de meio ambiente, Márcio Menegussi Menon e demais servidores da pasta.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. E com esse objetivo, o Sebrae lançou a 11ª edição em todo o país. Foram avaliadas as iniciativas que estão transformando o ambiente de negócios, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.

Esta edição contou com a participação de 36 prefeituras, totalizando 49 projetos inscritos nas oito categorias previstas no regulamento.

Neste ano os trabalhos concorreram nas seguintes categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional; e Cidade Empreendedora.

O Município de Atílio Vivacqua concorreu com o projeto Águas de Nossa Comunidade, o objetivo geral é mobilizar a população a fim de promover a recuperação, bem como a preservação dos recursos hídricos naturais, para que nosso desenvolvimento seja sustentável, garantindo abastecimento de água para gerações presentes e futuras.

Sobre o Projeto “Águas de Nossa Comunidade”

O projeto executa 03 frentes de trabalhos: Frente 01-PSA (Pagamento por serviços ambientais): onde a prefeitura a partir da Lei n2 1186/2017 aprovada, executa um pagamento em dinheiro para os proprietários de terras que realizarem o plantio de espécies nativas da mata atlântica. Formando fragmentos florestais e protegendo o solo e cursos d'agua. Frente 02 - Barraginhas e Curva de Nível em Cocho: Empreender uma visão de sustentabilidade para o município de Atílio Vivacqua, através de tecnologias socioambientais de uso e conserva ao do solo, na qual os produtores rurais serão os principais atores dessa nova realidade. Onde são executadas obras de contenção a erosão e armazenamento de água de chuva no próprio solo. Abastecendo assim o lençol freático e a recarga das nascentes. Frente 03 - Curral Sustentável: incentivar os produtores de leite do município de Atílio Vivacqua-ES a implantar o sistema de esterqueiras (tanque de decantação de efluente) nos seus currais para coletar, armazenar, tratar e posteriormente realizar a fertirrigação de sua pastagem e/ou culturas agrícolas. Assim, evita o lançamento do efluente (água, fezes e urina) diretamente nos cursos d'aguas, trazendo assim um modo sustentável de gerir um "curral leiteiro" e evitando a contaminação do solo e córregos garantindo o uso dos mesmos pelas gerações futuras.

“Este reconhecimento é parte de um projeto que a gente está construindo junto com a comunidade, uma forma de entender o meio ambiente, entender o que é sustentabilidade, buscando as inovações no que podemos adaptar dentro da nossa bacia e tentar fazer mais do que já estamos fazendo, buscando sempre melhorar as condições de vida do cidadão. Para o projeto ter sucesso mesmo, depende de cada um, da visão do município, do produtor e do morador, que contribui no seu dia a dia para melhorar o meio ambiente”, disse o secretário de meio ambiente, Márcio Menegussi.

As cidades capixabas premiadas foram Atílio Vivácqua, Serra, Muqui, Colatina, Jerônimo Monteiro, Montanha, Iúna, Vargem Alta, Santa Tereza, Cariacica, Dores do Rio Preto, Anchieta, Ecoporanga, Nova Venécia, Viana e Vila velha.

Ao todo 17 prefeitos capixabas foram premiados na noite da última quinta-feira durante a cerimônia, o evento reconheceu tanto gestores quanto projetos implementados pelos municípios que tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas que priorizam a melhoria do ambiente de negócios nas cidades.

“Primeiramente eu quero parabenizar o Sebrae por mais uma edição do Prêmio Prefeito empreendedor e pelos seus 50 anos. Quero agradecer a Deus acima de tudo, um prêmio é uma satisfação para mim enquanto gestor, também quero partilhar ele com a minha família, com todos os secretários e secretarias municipais, com a nossa população atiliense de modo geral, com a câmara de vereadores, que também faz parte dessa conquista”, destaca o prefeito Josemar Machado Fernandes.

O governador Renato Casagrande também esteve presente no evento e disse que “o Sebrae está cumprindo um papel muito importante levando desenvolvimento para todos os municípios do Espírito Santo”.

“Nós concorremos com grandes municípios do estado, então receber esse prêmio, não é só para mim, mas para o município, uma garantia de que estamos no caminho certo e vamos seguir em frente com muita garra, com muita determinação na nossa gestão, temos muito trabalho ainda pela frente e estou imensamente feliz por ter conquistado esse prêmio”, finalizou o prefeito Josemar.

Publicado em terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado em segunda-feira, 30 de maio de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação