Entenda por que o Município de Atílio Vivacqua vem sendo destaque no cenário nacional com o Projeto “Águas de Nossa Comunidade”

Entenda por que o Município de Atílio Vivacqua vem sendo destaque no cenário municipal, estadual e nacional com o Projeto “Águas de Nossa Comunidade”.

O projeto executa 03 frentes de trabalhos:

Frente 01-PSA (Pagamento por serviços ambientais): onde a prefeitura a partir da Lei n2 1186/2017 aprovada, executa um pagamento em dinheiro para os proprietários de terras que realizarem o plantio de espécies nativas da mata atlântica. Formando fragmentos florestais e protegendo o solo e cursos d'agua.

Frente 02 - Barraginhas e Curva de Nível em Cocho: Empreender uma visão de sustentabilidade para o município de Atílio Vivacqua, através de tecnologias socioambientais de uso e conserva ao do solo, na qual os produtores rurais serão os principais atores dessa nova realidade. Onde são executadas obras de contenção a erosão e armazenamento de água de chuva no próprio solo. Abastecendo assim o lençol freático e a recarga das nascentes.

Frente 03 - Curral Sustentável: incentivar os produtores de leite do município de Atílio Vivacqua-ES a implantar o sistema de esterqueiras (tanque de decantação de efluente) nos seus currais para coletar, armazenar, tratar e posteriormente realizar a fertirrigação de sua pastagem e/ou culturas agrícolas. Assim, evita o lançamento do efluente (água, fezes e urina) diretamente nos cursos d'aguas, trazendo assim um modo sustentável de gerir um "curral leiteiro" e evitando a contaminação do solo e córregos garantindo o uso dos mesmos pelas gerações futuras.

Publicado em terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado em terça-feira, 10 de maio de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação