Secretaria de Meio Ambiente avança na implantação do Projeto Curral Sustentável incentivando produtores rurais na busca pela adequação ambiental nas suas propriedades

A Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no último mês - maio, mais uma execução do Projeto Curral Sustentável, desta vez na propriedade rural de Isac Abreu, localizada na comunidade de Córrego da Fama.

Em parceria com a empresa do ramo alimentício Cofril, o intuito do projeto é justamente diminuir a carga orgânica - oriunda das fezes e das urinas bovinas, despejada diretamente no Rio Sumidouro que abastece a Cidade de Atílio Vivacqua.

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve os projetos através do engajamento e comprometimento dos produtores rurais, das parcerias com os empresários, construindo de mãos dadas, práticas sustentáveis em prol do meio ambiente.

Do Projeto:
O Curral Sustentável incentiva os produtores de leite do Município de Atílio Vivacqua-ES a implantar o sistema de esterqueiras (tanque de decantação de efluente) nos seus currais para coletar, armazenar, tratar e posteriormente realizar a fertirrigação de sua pastagem e/ou culturas agrícolas. Assim, evita o lançamento do efluente (água, fezes e urina) diretamente nos cursos d'aguas, trazendo assim um modo sustentável de gerir um "curral leiteiro" e evitando a contaminação do solo e córregos garantindo o uso dos mesmos pelas gerações futuras.

Publicado em sexta-feira, 03 de junho de 2022

Atualizado em sexta-feira, 03 de junho de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação