Atílio Vivacqua realiza ações de conscientização em prol da preservação dos recursos ambientais na Semana do Meio Ambiente

As primeiras atividades de educação ambiental foram realizadas com os alunos da EMEB “Avelinda Carvalho Gava”.

A ação contou com um passeio ecológico na propriedade particular do senhor Renato Santana, oportunidade em que os alunos puderam apreciar a produção de café orgânico e a forma de manejo da terra. A equipe da secretaria e os alunos, parabenizam e agradecem ao proprietário, por proteger, preservar e ser parceiro do meio ambiente. O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), também participou da atividade.

As atividades também foram realizadas em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN, que disponibilizou uma unidade móvel para que os alunos conheçam os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Também teve a participação do teatro de boneco “Turma do Frederico”, onde as crianças puderam aprender sobre a importância de economizar água e o quanto ela é importante para a nossa sobrevivência, preservando o meio ambiente.

A visita de uma equipe técnica do município de Caratinga - MG, para conhecer as práticas de uso e conservação do solo com o Projeto Barraginhas do município de Atilio Vivacqua, também fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente.A comitiva mineira esteve nas terras atilienses nesta segunda (06) e terça-feira (07).

Aconteceu o lançamento da campanha de coleta de lixo eletrônico “porumfio.”

Na quinta-feira (09), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou atividades de educação ambiental com a EMEB “Flecheiras” e a EMEB “Avelinda Carvalho Gava”, em parceria com a mineradora multinacional brasileira, Companhia Vale do Rio Doce e com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA.

Em um dia de muito aprendizado, os alunos puderam, através do conto de história e oficina de pintura, aprender sobre a importância do “Monumento Natural Serra das Torres”, ao qual o município faz parte e também expressar seus sentimentos quanto a importância do meio ambiente.

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares.

O MONAST tem por objetivo geral de criação a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

A escola estadual EEEFM “Fernando de Abreu nesta sexta-feira (10), realizou uma aula de campo onde os alunos do 3° ano do ensino médio, puderam ver na prática o que estão estudando na sala de aula, através da visita à propriedade do senhor Renato Santana, que explicou todas as etapas e formas de produção do café orgânico e da seringueira, a secretaria de meio ambiente parabeniza a professora Soraia pela iniciativa.

Atílio Vivacqua nas redes sociais
Facebook: /atiliovivacqua
Instagram: @atiliovivacquaes
Assessoria de Comunicação: comunicacao@pmav.es.gov.br

Publicado em sexta-feira, 10 de junho de 2022

Atualizado em sexta-feira, 10 de junho de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação