As primeiras atividades de educação ambiental foram realizadas com os alunos da EMEB “Avelinda Carvalho Gava”.
A ação contou com um passeio ecológico na propriedade particular do senhor Renato Santana, oportunidade em que os alunos puderam apreciar a produção de café orgânico e a forma de manejo da terra. A equipe da secretaria e os alunos, parabenizam e agradecem ao proprietário, por proteger, preservar e ser parceiro do meio ambiente. O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), também participou da atividade.
As atividades também foram realizadas em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN, que disponibilizou uma unidade móvel para que os alunos conheçam os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Também teve a participação do teatro de boneco “Turma do Frederico”, onde as crianças puderam aprender sobre a importância de economizar água e o quanto ela é importante para a nossa sobrevivência, preservando o meio ambiente.
A visita de uma equipe técnica do município de Caratinga - MG, para conhecer as práticas de uso e conservação do solo com o Projeto Barraginhas do município de Atilio Vivacqua, também fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente.A comitiva mineira esteve nas terras atilienses nesta segunda (06) e terça-feira (07).
Aconteceu o lançamento da campanha de coleta de lixo eletrônico “porumfio.”
Na quinta-feira (09), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou atividades de educação ambiental com a EMEB “Flecheiras” e a EMEB “Avelinda Carvalho Gava”, em parceria com a mineradora multinacional brasileira, Companhia Vale do Rio Doce e com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA.
Em um dia de muito aprendizado, os alunos puderam, através do conto de história e oficina de pintura, aprender sobre a importância do “Monumento Natural Serra das Torres”, ao qual o município faz parte e também expressar seus sentimentos quanto a importância do meio ambiente.
O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares.
O MONAST tem por objetivo geral de criação a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
A escola estadual EEEFM “Fernando de Abreu nesta sexta-feira (10), realizou uma aula de campo onde os alunos do 3° ano do ensino médio, puderam ver na prática o que estão estudando na sala de aula, através da visita à propriedade do senhor Renato Santana, que explicou todas as etapas e formas de produção do café orgânico e da seringueira, a secretaria de meio ambiente parabeniza a professora Soraia pela iniciativa.
Atílio Vivacqua nas redes sociais
Facebook: /atiliovivacqua
Instagram: @atiliovivacquaes
Assessoria de Comunicação: comunicacao@pmav.es.gov.br
Publicado em sexta-feira, 10 de junho de 2022
Atualizado em sexta-feira, 10 de junho de 2022