Prefeitura inicia os serviços de aplicação do globosolo nas estradas rurais

 

A Prefeitura de Atílio Vivacqua por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, iniciou nesta quarta-feira (03), os trabalhos de aplicação do globosolo nas estradas rurais das comunidades de Amapá, Vila Mariano, Milagres, Santa Cruz, Antas, Santa Tereza até a comunidade de Santa Maria e Independência, até às margens da BR-101.

Por isto, será necessário, em alguns períodos, realizar a interdição de alguns trechos para a implantação de manilhas e tratos com a estrada.

Os trabalhos são executados pela empresa contratada, Globosolo Tecnologias Sustentáveis Ltda, que utiliza a aplicação do produto aditivo permutador iônico de solo – APIS, que tem como objetivo a prestação de serviços de recuperação de estradas vicinais/rurais não pavimentadas. O valor total do investimento é de R$ 4.165.503,68 

A previsão de duração da obra é de 03 a 04 meses, não havendo nenhuma interrupção de fatores climáticos ou imprevisíveis.

  

  

   

Trecho que será aplicado o globosolo: Comunidades de Amapá, Vila Mariano, Milagres, Santa Cruz, Antas, Santa Tereza, Santa Maria, Independência, até às margens da BR-101

 

Do Produto (com informações da Assessoria de Comunicação da Empresa Globosolo)

O Aditivo Permutador Iônico de Solos (APIS) é um estabilizador de solo liquido, desenvolvido na Alemanha na década de 60, tornando-se rapidamente uma referência nesta área, dado à confiabilidade e alta performance no tratamento das camadas de base. O objetivo do APIS é aprimorar a capacidade do solo através de benefícios em diversos parâmetros.

BENEFÍCIO APIS

Resistência à erosão; aumento da capacidade de carga; estabilização de sub-base e base; produtos eco sustentável; redução de manutenção.

Garantia de manter o meio ambiente limpo, especialmente os lençóis freáticos, tanto ao adicionar o APIS ao solo como também na construção da camada de acabamento

Explicação detalhada da ação do APIS

Como age o APIS?

Ele é composto de água juntamente com uma substância ativa. Um dos principais componentes desta substância ativa é uma mistura de vários ácidos sulfônicos que têm em comum o grupo funcional SO3H, combinado com um componente orgânico hidrofóbico R. Estes são representados por R-SO3-H. Os ácidos sulfônicos se dissociam (separaram-se em íons) na água. O APIS trabalha no solo como um agente de troca iônica e catalisador.

Como ele age no solo?

Durante a compactação, as partículas de solo úmidas de grão fino só podem ser pressionadas tão próximas quanto a expansão das conchas de água ligadas ao redor das partículas permitirá. Com a aplicação do APIS ocorre a redução da adsorção da concha de água através de:

1. Mecanismo de troca

Os íons de hidrogênio (H+) que aderem à superfície das partículas do solo (e com eles a água, vinculada a esses íons através de pontes de hidrogênio) são substituídos por cátions metálicos presentes nas conchas de água. Nesta reação, uma grande parte da água vinculada na adsorção é removida, ficando solta, podendo ser retirada do solo (utilizando muito menos energia do que a água vinculada pela adsorção) ou forçado por compressão nos poros.

2. Mecanismo de troca

O APIS torna-se mais eficaz à medida em que os cátions de metais ligados às partículas do solo não são mais capazes de armazenar água de hidratação, visto que os íons do ácido (grupo de sulfato) contido no APIS estão ligados com os íons metálicos.

 Ação Hidrofóbica

O grupo de sulfato contido no APIS, quando combinado aos íons metálicos, é agrupado ao grupo hidrofóbico orgânico. Isso funciona de tal maneira que as partículas de solo perdem a capacidade de atrair água para a sua superfície e de transportar água nos capilares.

Neutralização

Os íons de hidrogênio (H+) que são liberados na dissociação química produzida pelo APIS (através do seu fracionamento em água) reagem imediatamente com os íons de hidroxila (OH-) presentes nas conchas de água para tornarem-se íons de hidrônio H3O+ e, em outro passo, em água H2O. Desta forma, a acidez é eliminada.

 Durabilidade do efeito

 As reações químicas provocadas pelo APIS no solo são irreversíveis. As mudanças nas características da terra são, portanto, permanentes. A adsorção das conchas de água reduzidas através da ação de APIS não pode ser reconstruída.

Resultado do tratamento do solo com APIS

Como resultado da redução das conchas de água ao redor das partículas do solo, a terra tratada com APIS pode, após secagem ao teor de umidade ótima, ser compactada com muito mais eficiência do que a terra não tratada.

Através da compactação das partículas do solo, os efeitos de aproximação e atração entre as partículas do solo são ativados, levando a um aumento considerável da força de cisalhamento e, consequentemente, da capacidade de carga. As mudanças são permanentes. O componente hidrofóbico (repelente à água) do APIS funciona de tal forma que, em solo tratado e compactado com o produto, a absorção de água capilar é impedida por todos os lados, inclusive por baixo.

 Parâmetros necessários para a aplicação do APIS

• 15% de argila/silte (> 0,075 mm) mínimo recomendado • PH do solo entre 7 e 8 • Capacidade de troca catiônica do solo mínimo de 15meq (Teste com Azul de Metileno)

O que muda com a aplicação do APIS

Aumenta: Densidade do solo Índice de Suporte Califórnia (CBR) Estabilidade da camada Compactação Durabilidade da camada tratada Impermeabilidade do solo, evitando erosão pela chuva.

Vantagens: Redução no custo de manutenção Diminui a ascensão capilar Redução na formação de lama Redução no limite de Plasticidade Mantém a trafegabilidade Redução na emissão de particulados finos (Poeira)

Processo de aplicação

1 - Limpeza, escarificação e gradeamento do solo até a sua homogeneização, 2 - Asperge-se a solução APIS diluída em água com caminhão pipa, 3 - Passa-se a grade até que o solo fique bem misturado com o produto, 4 - Regulariza-se a superfície da via com a motoniveladora, 5 - Compacta-se toda a extensão da via com o rolo pé-de-carneiro, 6 - Utiliza-se o rolo liso para finalizar o acabamento.

 

Atílio Vivacqua nas redes sociais
Facebook: /atiliovivacqua
Instagram: @atiliovivacquaes
Assessoria de Comunicação: comunicacao@pmav.es.gov.br

 

                   

Publicado em quinta-feira, 04 de agosto de 2022

Atualizado em sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Copyright © 2021 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Tecnologia da Informação

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.