Nesta quarta-feira (21) o Município de Atílio Viváqua foi contemplado com uma Estação Meteorológica Automática de Superfície, implantada no terreno ao lado da escola “Roque Teles Guimarães”, no Bairro Baixa Bonita.
O equipamento vai trazer benefícios ao município, como dados meteorológicos para realização de ações de prevenção de desastres naturais.
Foi adquirida por meio de uma parceria firmada do município com o governo do estado, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES) e viabilizada com recursos do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem.
“É uma grande conquista para município, com um investimento de meio milhão de reais que vai contribuir bastante, com relação às questões climáticas e suas diversas finalidades”, disse o prefeito Josemar Machado Fernandes.
A estação será coordenada pela equipe da Defesa Civil de Atílio Vivacqua.
Finalidades da Estação Meteorológica
A torre tem a finalidade de monitorar as condições do tempo (tempo chuvoso, tempo quente, tempo ensolarado, tempo úmido, tempo frio, tempo seco) e facilitar estado de emergência do tempo.
A torre mede a chuva, a radiação Solar (A radiação solar é a energia emitida pelo Sol), a radiação liquida (A radiação líquida é o equilíbrio entre a entrada e saída de radiação de ambientes exteriores), a temperatura, o vento, a pressão atmosférica (A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre) e por fim, vai gerar uma linha de mais de 40 dados.
Atílio Vivacqua nas redes sociais
Facebook: /atiliovivacqua
Instagram: @atiliovivacquaes
Assessoria de Comunicação: comunicacao@pmav.es.gov.br