SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
PLANCON
VERSÃO: Versão em edição
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 2022-04-19 10:10h:01.0
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
1.1 FINALIDADE
1.2 PÁGINA DE ASSINATURAS
1.3 REGISTRO DE ALTERAÇÕES
1.4 INSTRUÇÕES PARA USO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO
2. CENÁRIOS DE RISCO
2.1 CENÁRIO 1
2.1.1 Informações gerais
2.1.2 Rota de fuga
2.1.3 Imagens
2.1.4 Planejamento
2.1.5 Descrição das operações
3. PLANILHA DE RECURSOS
4. INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
5. LISTA DE CONTATOS
6. ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS
6.1 Secretaria Municipal de Saúde
6.2 Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural
6.3 Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha
6.4 Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio
6.5 Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer
6.6 Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
6.6.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.6.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.6.1 Reabilitação
6.6.1 Reabilitação
6.7 Secretaria Municipal de Administração e Finanças
6.7.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.8 Companhia Espirito Santense de Saneamento
6.8.1 Reabilitação
6.9 Secretaria Municipal de Educação
6.10 Policia Militar
6.10.1 Resposta - Socorro
6.11 Secretaria Municipal de Assistência Social
6.11.1 Resposta - Assistência às Vítimas
6.11.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.11.1 Resposta - Assistência às Vítimas
6.11.1 Resposta - Assistência às Vítimas
6.12 Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes
6.12.1 Resposta - Assistência às Vítimas
6.12.1 Resposta - Assistência às Vítimas
6.13 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua
6.13.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.14 Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
6.14.1 Ativação do Plano
6.14.1 Monitoramento, Alerta e Alarme
6.14.1 Monitoramento, Alerta e Alarme
6.14.1 Monitoramento, Alerta e Alarme
6.14.1 Resposta - Socorro
6.14.1 Resposta - Socorro
6.14.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.14.1 Avaliação dos Riscos e Danos
6.14.1 Desmobilização do Plano
7. ANEXOS
1. APRESENTAÇÃO
1.1 FINALIDADE
O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON para preparação e resposta a desastres do município de Atilio Vivacqua / ES estabelece os procedimentos a serem adotados pelas instituições envolvidas direta ou indiretamente nas ações de alerta, socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.
O presente Plano foi elaborado e aprovado pelas instituições identificados na página de assinaturas, os quais assumem o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas neste Plano.
Foram seguidas as diretrizes estabelecidas nas Leis 12.608, de abril de 2012, e 12.983, de Junho de 2014.
1.2 PÁGINA DE ASSINATURAS
Responsáveis
INSTITUIÇÃO |
NOME |
CARGO |
ASSINATURA |
Prefeitura de Atilio |
Josemar Machado Fernandes |
Prefeito |
|
Defesa Civil de Atilio Vivacqua |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenador Municipal de Defesa Civil |
|
Instituições envolvidas
INSTITUIÇÃO |
NOME |
CARGO |
ASSINATURA |
Secretaria Municipal |
Graceli Estevão Silva |
Secretária Municipal de Saúde |
|
Secretaria Municipal |
Ernandes Antônio Bitencourt Santos |
Secretário Municipal de Agricultura |
|
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
Valdecir Oliveira Silva |
|
|
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio |
Francisco Dias de Oliveira |
|
|
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
Joelma Aparecida Silva Conceição Oliveira |
Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer |
|
Secretaria Municipal de Obras e Serviços |
Helio Humberto Lima Filho |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
|
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
Karoline Duarte Ventury Lima |
Secretária Municipal de Administração e Finanças |
|
Companhia Espirito Santense de Saneamento |
Laudes Guarnier Fin |
Responsável |
|
Secretaria Municipal de Educação |
Eni Souza Araujo Rodrigues |
Secretária Municipal de Educação |
|
Policia Militar |
Igor Barcelos Rodyr |
Tenente |
|
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretária Municipal de Assistência Social |
|
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Graceli Estevão Silva |
Secretária Municipal de Saúde |
|
Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua |
Josemar Machado Fernandes |
Prefeito Municipal |
|
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
|
1.3 REGISTRO DE ALTERAÇÕES
DATA |
USUÁRIO |
VERSÃO |
2022-04-19 08:50h |
Fernando Arruda Bomfim |
Versão 1 |
1.4 INSTRUÇÕES PARA USO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO
O presente Plano é estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
1. Apresentação
2. Cenários de Risco
3. Planilha de Recursos
4. Instituições
5. Lista de Contatos
6. Atribuições Específicas
7. Anexos
Na Apresentação constam as informações iniciais e a finalidade do Plano, além do controle de versões e assinatura das autoridades responsáveis.
Posteriormente são apresentados os Cenários de Risco, que são definidos pelo local e pela ameaça (risco) ao qual este é suscetível. É composto pelas informações de risco (áreas ou setores), ações a serem executadas, recursos necessários e outras informações disponíveis ou associadas na elaboração do Plano.
Os riscos seguem a Codificação Brasileira de Desastres - COBRADE, sendo que podem estar associados mais de um risco a cada local, quando os efeitos e as ações de preparação e resposta relativas a estas tipologias de riscos são análogas. Caso os efeitos e ações sejam significativamente distintos, deve ser caracterizado um novo Cenário, referente à mesma área, definindo-se novos riscos.
O Cenário é composto por um ou mais áreas de risco, que podem estar previamente definidas por mapas ou setores já analisados ou por polígonos demarcados durante a construção do Plano.
Além do local, cada Cenário de Risco contém as informações que o caracterizam, apresentadas na segunda parte do documento. Para cada um estão descritas as ações planejadas para preparação e resposta, bem como os recursos necessários para executá-las. Desta forma, quando da efetivação de um aviso, alerta ou dano, devem ser observadas as ações planejadas para os cenários relacionados às áreas afetadas.
O PLANCON será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto, em especial:
· Quando a previsão ou precipitação verificada atingir os níveis estabelecidos no monitoramento de cada Cenário;
· Quando o nível dos rios monitorados atingirem ou houver previsão de atingirem os descritos como de risco estabelecidos em cada cenário;
· Quando forem verificados indícios de movimentação em encostas ou deslizamentos;
· Quando houver previsão meteorológica que apresente a possibilidade real de ocorrência de eventos que possam causar danos à população, tais como vendavais e granizo;
· Quando os danos e/ou prejuízos ocasionados pela evolução gradual de um evento climático, tais como estiagens e secas;
· Quando forem constados danos humanos e/ou materiais de qualquer espécie.
O Plano de Contingência poderá ser ativado pela(o)
Após a decisão formal de ativar o Plano, as seguintes medidas serão desencadeadas:
· informará todas as instituições que possuem atribuições no Plano;
· As instituições mobilizados ativarão os protocolos internos definidos de acordo com o nível da ativação (alerta, alarme, resposta);
· Serão deflagradas as atividades de acordo com o planejamento estabelecido para cada Cenário.
A desmobilização será feita de forma organizada e planejada, priorizando os recursos externos e mais impactados nas primeiras operações. Deverá ordenar a transição da reabilitação de cenários para a reconstrução sem que haja interrupção no acesso da população aos serviços essenciais básicos.
O PLANCON será desmobilizado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que descaracterizam os cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela não confirmação da ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto.
2. CENÁRIOS DE RISCO
2.1 Cenário: Inundação e Alagamento nas margens do rio Muqui do Norte.
Legenda:
2.1.1 Informações gerais
Informações gerais |
|
Descrição |
O fenômeno das inundações refere-se à submersão de áreas fora dos limites normais de um curso de água em zonas que normalmente não se encontram submersas, o transbordamento ocorre de modo gradual, geralmente ocasionado por chuvas prolongadas em áreas de planície, já os alagamentos extrapolam a capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana. Quando o fluxo encontra o terreno relativamente plano do perímetro urbano, conjugado com leitos assoreados e acúmulo de detritos provoca o transbordamento e acúmulo de água nas ruas, nos prédios e instalações residenciais e comerciais da cidade. Quanto ao assoreamento dos rios, em face de dificuldades para se levantar dados foram coletadas algumas informações através de entrevistas junto a moradores da Cidade a respeito dos problemas hídricos. |
Resumo |
O mapeamento de risco e formulação de alternativas para a área urbana de Atílio Vivacqua decorrente de precipitações hídricas, apresenta possíveis alternativas ao poder público representado pela Prefeitura de Atílio Vivacqua, a partir de um estudo preliminar pelo qual é proposto a implantação e o uso de serviços técnicos especializados de engenharia de desastre, urbanismo e a restauração ambiental, que tem como finalidade a redução dos impactos ambientais nas áreas urbanas proveniente de chuvas torrenciais. |
Componentes críticos |
A cidade de Atílio Vivacqua localiza-se num fundo de vale formado pelos Rios Muqui do Norte e Sumidouro. O crescimento e a expansão urbana se deram justamente ao longo dos cursos d¿água, na maioria das vezes não obedecendo ao espaçamento mínimo legal, as suas margens.
|
Informações gerais |
|
Monitoramento |
Quanto a inundações e alagamentos, o desassoreamento e desobstrução de córregos e rios, limpeza de galerias, construção e adequação de canais naturais, galerias de drenagem, de pontes, e de obras complementares, revegetação de taludes e locação de redes de água, esgotos e drenagem instalados as margens dos rios e córregos em todo o trecho urbano. A velocidade de evolução e possibilidade de monitoramento, antecipação e alerta, será de duas (2) em duas (2) horas. |
Limiares |
Cota do nível do rio: 2.0 m |
Dados de risco |
|
Ocupação predominante |
Residencial |
Identificação dos riscos |
12300 - Alagamentos, 12100 - Inundações |
População |
||
Tipo |
Quantidade |
Complemento |
Família |
130 |
|
Residências populares |
100 |
|
Residência - Outras |
30 |
|
Instalações |
||
Tipo |
Quantidade |
Complemento |
Saúde |
0 |
|
Ensino |
0 |
|
Segurança pública |
0 |
|
Instalações - outras |
2 |
Campo de Futebol Beira Rio e Quadra de Areia. |
Infraestrutura crítica |
||
Tipo |
Quantidade |
Complemento |
Pontes/Pontilhões |
4 |
Ilha, Centro - rodovia 489 ES, Centro, Baixa Bonita - rodovia 489 ES. |
Trechos rodoviários sujeitos à interrupção |
2 |
Ilha e Beira Rio |
Trechos ferroviários sujeitos à interrrupção |
0 |
|
Aeroportos/Portos/Termin ais rodoviários |
0 |
|
Infraestrutura crítica |
||
Tipo |
Quantidade |
Complemento |
Abastecimento de água |
1 |
Cesan |
Geração/Fornecimento de energia |
0 |
|
Telecomunicações |
0 |
|
Outras |
0 |
|
2.1.2 Rota de fuga
2.1.3 Imagens
2.1.4 Planejamento
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato principal |
Recursos necessários |
1 |
Resposta - Assistência às Vítimas |
Atendimento médico especializado |
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Secretária Municipal de Saúde |
(28)99915-9446 |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
2 |
Resposta - Assistência às Vítimas |
Cadastro e gerenciamento de voluntários |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
(28)999313181 |
Controladoria |
3 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Levantamento da população atingida pela situação de emergência |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
Scarpão - Posto de Atendimento |
4 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Levantamento das moradias atingidas pela situação de emergência. |
Helio Humberto Lima Filho |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
28999386697 |
Engenheiro Civil |
5 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Levantamento das estruturas atingidas pela situação de emergência. |
Helio Humberto Lima Filho |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
28999386697 |
Engenheiro Civil |
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato principal |
Recursos necessários |
6 |
Ativação do Plano |
O PLACON será ativado pelo Coordenador da COMPDEC ou Pelo Prefeito, através de comunicação com os demais secretários e órgãos signatários. Tendo tempo máximo de encontro de 2 horas no Gabinete do Prefeito. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Centro de Comando |
7 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Comunicação oficial para a imprensa |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Divulgação de Informação |
8 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Comunicação a população através dos meios de comunicação. |
Karoline Duarte Ventury Lima |
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
Secretária Municipal de Administração e Finanças |
28998842063 |
Setor de Comunicação |
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato principal |
Recursos necessários |
9 |
Monitoramento, Alerta e Alarme |
O monitoramento deverá ser capaz de estabelecer as condições para um alerta indicando a possibilidade de ocorrências com seis (6) horas para inundações e alagamentos |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Viatura da Defesa Civil Computador |
10 |
Monitoramento, Alerta e Alarme |
O ALERTA será realizado pela COMPDEC através de aviso sonoro da viatura, bem como auxilado pela radio comunitária e aviso sonoro de sirenes instaladas nas comunidades. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Viatura da Defesa Civil Procuradoria |
11 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Juntada de Informações para o preenchimento do FIDE. |
Anderson Falcão Caldeira Torres |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Agente de Defesa Civil |
28999188549 |
Computador |
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato principal |
Recursos necessários |
12 |
Monitoramento, Alerta e Alarme |
O ALARME será realizado pela COMPDEC, através de aviso sonoro da viatura, sendo auxiliado pela rádio comunitária e aviso sonoro de sirene, devendo ser desocupada preventivamente as áreas de risco. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Viatura da Defesa Civil Procuradoria |
13 |
Avaliação dos Riscos e Danos |
Elaboração e Publicação do Decreto de Situação de Emergência. |
Josemar Machado Fernandes |
Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua |
Prefeito Municipal |
28999434450 |
Procuradoria |
14 |
Resposta - Socorro |
A organização para a rota de fuga até o posto de atendimento. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Scarpão - Posto de Atendimento |
15 |
Reabilitação |
Desobstrução de vias e acessos. |
Helio Humberto Lima Filho |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
28999386697 |
Pedreiros e Braçal Pá Mecânica Caminhão Pipa Retroescavadeira Caminhão Caçamba |
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato principal |
Recursos necessários |
16 |
Reabilitação |
Estabelecimento de distribuição de água. |
Laudes Guarnier Fin |
Companhia Espirito Santense de Saneamento |
Responsável |
28999827307 |
Caminhão Pipa Água Potável |
17 |
Resposta - Socorro |
O Corpo de Bombeiros deverá ser acionado para realizar buscas, salvamentos e resgate de pessoas. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Divulgação de Informação |
18 |
Resposta - Assistência às Vítimas |
Atendimento a pessoas feridas deverá ser realizado no Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes. |
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
19 |
Reabilitação |
Limpeza da área atingida. |
Helio Humberto Lima Filho |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
28999386697 |
Pedreiros e Braçal Pá Mecânica Caminhão Pipa Retroescavadeira Caminhão Caçamba |
20 |
Resposta - Socorro |
Interdição de circulação das áreas de risco, através do fechamento das vias. |
Igor Barcelos Rodyr |
Policia Militar |
Tenente |
2835551307 |
Guarnição Policia Militar |
Item |
Tipo |
Descrição |
Responsável |
Instituição |
Cargo/Função |
Contato Principal |
Recursos necessários |
21 |
Desmobilização do Plano |
Desmobilização do plano de maneira organizada. |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Centro de Comando Divulgação de Informação |
22 |
Resposta - Assistência às Vítimas |
Cadastramento de desabrigados e desalojados será feita no posto de atendimento - Scarpão. |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
28999313181 |
Scarpão - Posto de Atendimento |
23 |
Resposta - Assistência às Vítimas |
Recebimento de doações na Secretaria Municipal de Agricultura. |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
28999313181 |
Scarpão - Posto de Atendimento |
2.1.5 Descrição das operações
Cenário Inundação e Alagamento nas margens do rio Muqui do Norte. Resposta - Assistência às Vítimas
Responsável: Graceli Estevão Silva
Descrição: Atendimento médico especializado Procedimento:
Resposta - Assistência às Vítimas
Responsável: Gessiléa da Silva Sobreira
Descrição: Cadastro e gerenciamento de voluntários Procedimento:
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Gessiléa da Silva Sobreira
Descrição: Levantamento da população atingida pela situação de emergência Procedimento: Preenchimento de formulário de informações do atendimento.
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Helio Humberto Lima Filho
Descrição: Levantamento das moradias atingidas pela situação de emergência.
Procedimento: Caberá ao Engenheiro e da equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o levamento das moradias danificadas ou destruídas pela situação de emergência.
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Helio Humberto Lima Filho
Descrição: Levantamento das estruturas atingidas pela situação de emergência.
Procedimento: Caberá ao Engenheiro e da equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o levamento das estruturas danificadas ou destruídas pela situação de emergência.
Ativação do Plano
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: O PLACON será ativado pelo Coordenador da COMPDEC ou Pelo Prefeito, através de comunicação com os demais secretários e órgãos signatários. Tendo tempo máximo de encontro de 2 horas no Gabinete do Prefeito.
Procedimento: Os secretários deverão ser comunicados da situação de emergência e convocados de acordo com a magnitude do desastre. Durante a utilização do PLACON será realizada ao menos duas reuniões por dia, afim de avaliar e atualizar as informações e a organização das atividades de resposta.
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Fernando Arruda Bomfim Descrição: Comunicação oficial para a imprensa
Procedimento: Caberá ao Coordenador ou ao Prefeito a passar informações sobre a situação para órgãos de imprensa.
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Karoline Duarte Ventury Lima
Descrição: Comunicação a população através dos meios de comunicação.
Procedimento: O setor de comunicação será o responsável pelas informações nas mídias sociais e site da PMAV.
Monitoramento, Alerta e Alarme
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: O monitoramento deverá ser capaz de estabelecer as condições para um alerta indicando a possibilidade de ocorrências com seis (6) horas para inundações e alagamentos
Procedimento: Na fase de pré-desastre o monitoramento será feito através do acompanhamento dos boletins meteorológicos, níveis de rio, precipitação em estação pluviométrica localizada na sede do município pelo órgão INCAPER e pela COMPDEC, também, os moradores farão parte como auxiliares no monitoramento dessas áreas.
Monitoramento, Alerta e Alarme
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: O ALERTA será realizado pela COMPDEC através de aviso sonoro da viatura, bem como auxilado pela radio comunitária e aviso sonoro de sirenes instaladas nas comunidades.
Procedimento: Sirenes industriais foram instaladas nas áreas mais suscetíveis a serem atingidas por inundações, sendo de responsabilidade das NUDEC's (Núcleo Comunitário de Defesa Civil.
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Anderson Falcão Caldeira Torres
Descrição: Juntada de Informações para o preenchimento do FIDE.
Procedimento: Após o restabelecimento dos serviços essenciais e atendimento a população, a equipe da COMPDEC deverá juntar as informações para o preenchimento do FIDE.
Monitoramento, Alerta e Alarme
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: O ALARME será realizado pela COMPDEC, através de aviso sonoro da viatura, sendo auxiliado pela rádio comunitária e aviso sonoro de sirene, devendo ser desocupada preventivamente as áreas de risco.
Procedimento: Sirenes industriais foram instaladas nas áreas mais suscetíveis a serem atingidas por inundações, sendo de responsabilidade das NUDEC's (Núcleo Comunitário de Defesa Civil).
Avaliação dos Riscos e Danos
Responsável: Josemar Machado Fernandes
Descrição: Elaboração e Publicação do Decreto de Situação de Emergência. Procedimento:
Resposta - Socorro
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: A organização para a rota de fuga até o posto de atendimento.
Procedimento: Deverá ser feita a remoção da população das áreas atingidas para o posto de atendimento para cadastramento e triagem.
Reabilitação
Responsável: Helio Humberto Lima Filho
Descrição: Desobstrução de vias e acessos.
Procedimento: Com utilização da patrulha mecanizada deverá ser feito a desobstrução das vias.
Reabilitação
Responsável: Laudes Guarnier Fin
Descrição: Estabelecimento de distribuição de água.
Procedimento: A Cesan deverá restabelecer o serviço de abastecimento de água.
Resposta - Socorro
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: O Corpo de Bombeiros deverá ser acionado para realizar buscas, salvamentos e resgate de pessoas.
Procedimento: Em casos de vítimas desaparecidas ou em local de difícil remoção deverá ser realizada pelos Bombeiros
Resposta - Assistência às Vítimas
Responsável: Graceli Estevão Silva
Descrição: Atendimento a pessoas feridas deverá ser realizado no Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes.
Procedimento: O atendimento terá prioridade em situações de desastre.
Reabilitação
Responsável: Helio Humberto Lima Filho Descrição: Limpeza da área atingida.
Procedimento: A limpeza será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Resposta - Socorro
Responsável: Cel. Hebert Carvalho
Descrição: Interdição de circulação das áreas de risco, através do fechamento das vias.
Procedimento: No caso de inundações e alagamentos os acessos aos bairros Centro (Ilha), Niterói (Beira Rio) e Vila Reis (Beco) será limitado ou interrompido devido à vulnerabilidade das vias.
Desmobilização do Plano
Responsável: Fernando Arruda Bomfim
Descrição: Desmobilização do plano de maneira organizada.
Procedimento: A partir da desmobilização cada instituição envolvida volta a rotina de normalidade.
Resposta - Assistência às Vítimas
Responsável: Gessiléa da Silva Sobreira
Descrição: Cadastramento de desabrigados e desalojados será feita no posto de atendimento - Scarpão.
Procedimento: A Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social deverá realizar o cadastramento e triagem da população atingida.
Resposta - Assistência às Vítimas
Responsável: Gessiléa da Silva Sobreira
Descrição: Recebimento de doações na Secretaria Municipal de Agricultura.
Procedimento: As doações serão recebidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, devendo ser feita a separação por tipo de material (alimentação, roupas, calçados, objetos).
3. PLANILHA DE RECURSOS
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Médico |
Médicos para atendimento as vítimas do desastre. |
2 |
0 |
|
|
|
|
Ambulância |
Ambulância para atendimento as vítimas do desastre. |
1 |
0 |
|
|
|
|
Enfermeiro |
Enfermeiros do PSF para atendimento as vítimas do desastre. |
4 |
0 |
|
|
|
|
Armazém |
A sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimen to Rural servirá como armazém para recebimento de doações. |
1 |
0 |
|
|
|
|
Posto de atendimento |
Cozinha para preparo de refeições para as vítimas do desastre, servidores e voluntários. |
1 |
0 |
|
|
|
|
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Equipe Técnica |
Auxiliar Administrativo para elaboração de relatórios de danos a produção agrícola causados por algum desastre. |
2 |
0 |
|
|
|
|
Outro |
Sirene tipo industrial para servir de aviso sonoro no monitoramento, alarme e alerta. |
1 |
0 |
Valdecir de Oliveira Silva |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
Coordenador de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil |
2835381109 |
Outro |
Sirene tipo industrial para servir de aviso sonoro no monitoramento, alarme e alerta. |
1 |
0 |
Francisco Dias de Oliveira |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio |
Coordenador de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil |
2835381508 |
Técnico - geral |
Auxiliar no preenchimento das informações de atendimento as vítimas do desastre. |
1 |
0 |
|
|
|
|
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Outro |
Auxiliar no recebimento de doações, separação dos materiais e preparo das refeições. |
2 |
0 |
|
|
|
|
Posto de atendimento |
Posto de atendimento para as vítimas do desastre, com triagem e cadastramento. |
1 |
0 |
|
|
|
|
Engenheiro |
O engenheiro civil deverá analisar o local, bem como as residências e informar o estado das mesmas para a COMPDEC através de relatório, ainda, de outros instalações públicas que forem atingidas por desastres. |
1 |
2 |
|
|
|
|
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Retroescavadeir a |
Retroescavadei ra para auxiliar na limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
2 |
2 |
|
|
|
|
Outro |
Equipe de Limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
15 |
2 |
|
|
|
|
Trator |
Pá Mecânica para auxiliar na limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
3 |
2 |
|
|
|
|
Trator |
Motoniveladora para auxiliar na limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
2 |
0 |
|
|
|
|
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Caminhão |
Caminhão Pipa para auxiliar na limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
1 |
2 |
|
|
|
|
Caminhão |
Caminhão Pipa com água potável para atendimento as vítimas do desastre. |
1 |
1 |
|
|
|
|
Caminhão |
Caminhão Caçamba para auxiliar na limpeza e restabeleciment o das áreas atingidas pelo desastre. |
6 |
2 |
|
|
|
|
Outro |
Setor de responsável pela publicação de informações oficiais nos meios de comunicação. |
1 |
1 |
Karoline Duarte Ventury Lima |
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
br.com.solleone .s2id.model.Car go@16a |
28998842063 |
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Técnico - geral |
Setor responsável pela aquisição de produtos/materi al necessário no atendimento as vítimas. |
1 |
0 |
Karoline Duarte Ventury Lima |
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
Secretária Municipal de Administração e Finanças |
28998842063 |
Outro |
Auxiliar no recebimento de doações, separação dos materiais e preparo das refeições. |
5 |
0 |
|
|
|
|
Ônibus |
Ônibus para locomoção das vítimas do desastre e equipe técnica. |
2 |
0 |
|
|
|
|
Efetivo Polícia Militar |
Efetivo da Policia Militar para interdição das vias. |
2 |
1 |
|
|
|
|
Equipe Técnica |
Atendimento a população atingida. |
2 |
0 |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
Outro |
Auxiliar no recebimento de doações e na alimentação. |
3 |
0 |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Automóvel |
Carro para locomoção de equipe, doação ou alimentação. |
2 |
0 |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
Equipe Técnica |
Auxiliar Administrativo para preenchimento das informações do atendimento as vítimas do desastre. |
5 |
0 |
|
|
|
|
Equipe Técnica |
Atendimento a população atingida. |
4 |
0 |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
Outro |
Motoristas para locomoção da população e doações. |
4 |
0 |
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
Hospital |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
0 |
2 |
|
|
|
|
Outro |
Divulgação de Informações a população e a mídia. |
1 |
3 |
|
|
|
|
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Equipe Técnica |
Procuradores para analise e elaboração de documentos legais durante e após a situação de anormalidade. |
2 |
4 |
|
|
|
|
Posto de atendimento |
Posto de atendimento no Scarpão |
0 |
4 |
|
|
|
|
Equipe Técnica |
Elaboração e analise de documentação durante e após situação de anormalidade. |
1 |
1 |
|
|
|
|
Posto de atendimento |
Gabinete do prefeito será utilizado como a Central de Operações, onde sera instaurado o SCO. |
1 |
2 |
|
|
|
|
Automóvel |
Viatura da Defesa Civil, para o deslocamento da equipe, aviso sonoro. |
1 |
3 |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
RECURSO |
Descrição |
Quantidade total |
Quantidade destinada |
Responsável |
Instituição |
Cargo |
Contato Principal |
Máquina Fotográfica |
Máquina Fotográfica para registro das ocorrências. |
1 |
0 |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
Computador |
Computadores para realização processamento de dados, troca de informações com outros órgãos, lançamento de informações no s2id. |
2 |
2 |
Anderson Falcão Caldeira Torres |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Agente de Defesa Civil |
2835381114 |
GPS |
GPS para determinar coordenadas dos pontos principais, facilitando a localização para socorro, confirmação de informações, entre outros. |
1 |
0 |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
4. INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
Instituição |
Representante |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
secundário |
Endereço |
Secretaria Municipal de Saúde |
representante |
|
(28) 3538-1509 |
|
saude@pmav.e s.gov.br |
|
Praça José Valentim Lopes |
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolviment o Rural |
representante |
|
(28) 3538-1057 |
|
agricultura@pm av.es.gov.br |
|
Rua Capitão Jovino Alves Pedra |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
representante |
|
(28) 3538-1109 |
|
defesacivil@pm av.es.gov.br |
|
Ilha |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio |
representante |
|
(28) 35381-0110 |
|
defesacivil@pm av.es.gov.br |
|
Rua Tomas Marques Silva |
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
representante |
|
(28) 3538-1109 |
|
semctel@pmav. es.gov.br |
|
Rua Prof. José Ferreira Ramos |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
representante |
|
(28) 3538-1109 |
|
.gov.br |
engenharia@p mav.es.gov.br |
Praça José Valentim Lopes |
Instituição |
Representante |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
secundário |
Endereço |
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
representante |
|
(28) 3538-1109 |
|
administracao@ pmav.es.gov.br |
|
Praça José Valentim Lopes |
Companhia Espirito Santense de Saneamento |
representante |
|
(28) 3538-1045 |
|
cesanav@gmail .com |
|
Rua Professor José Ferreira Ramos |
Secretaria Municipal de Educação |
representante |
|
(28) 3538-1508 |
|
educacao@pma v.es.gov.br |
|
Praça José Valentim Lopes |
Policia Militar |
representante |
|
(28) 3538-0000 |
|
PM@pmav.es.g ov.br |
|
Rua Professor Jose Ferreira Ramos |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
representante |
|
(28) 3538-1373 |
|
acaosocial@pm av.es.gov.br |
|
Rodovia Ricardo Barbieri |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
representante |
|
(28) 3538-1289 |
|
hospital@pmav. es.gov.br |
|
Rua Capitão Jovino Alves Pedra |
Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua |
representante |
|
(28) 3538-1109 |
|
gabinete@pmav .es.gov.br |
|
Praça José Valentim Lopes |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
representante |
|
(28) 3538-1057 |
|
defesacivil@pm av.es.gov.br |
|
Avenida Capitão Jovino Alves Pedra |
5. LISTA DE CONTATOS
Nome |
Instituição |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
Email secundário |
Marcio Menegussi Menon |
|
br.com.solleone.s 2id.model.Cargo@ db |
2835381507 |
28999681411 |
semderma.av@g mail.com |
agricultura@gmail. com |
Josemar Machado Fernandes |
Prefeitura Municipal |
Prefeito Municipal |
28999434450 |
|
|
|
Graceli Estevão Silva |
Secretaria Municipal de Saúde |
Secretária Municipal de Saúde |
(28) 99915-9446 |
|
saude@pmav.es.g ov.br |
|
Ernandes Antônio Bitencourt Santos |
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural |
Secretário Municipal de Agricultura |
(28) 99275-7077 |
|
agricultura@pmav .es.gov.br |
|
Helio Humberto Lima Filho |
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos |
28999386697 |
|
obras@pmav.es.g ov.br |
|
Karoline Duarte Ventury Lima |
Secretaria Municipal de Administração e Finanças |
Secretária Municipal de Administração e Finanças |
28998842063 |
|
administracao@p mav.es.gov.br |
|
Laudes Guarnier Fin |
Companhia Espirito Santense de Saneamento |
Responsável |
28999827307 |
|
liezer.fim@cesan. com.br |
|
Nome |
Instituição |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
Email secundário |
Igor Barcelos Rodyr |
Policia Militar |
Tenente |
2835380000 |
|
|
|
Gessiléa da Silva Sobreira |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Secretária Municipal de Assistência Social |
2835381373 |
|
acaosocial@pmav .es.gov.br |
|
Anderson Falcão Caldeira Torres |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Agente de Defesa Civil |
2835381114 |
28999188549 |
falcaoctorres@gm ail.com |
falcao_torres@hot mail.com |
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção de Defesa Civil |
28999057083 |
|
fernandobomfim@ live.com |
defesacivil@pmav. es.gov.br |
Josemar Machado Fernandes |
Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua |
Prefeito Municipal |
28999434450 |
|
gabinete@pmav.e s.gov.br |
|
Fernando Arruda Bomfim |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção de Defesa Civil |
28999057083 |
|
defesacivil@pmav .es.gov.br |
|
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes
|
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
|
saude@pmav.es.g ov.br |
|
Francisco Dias de Oliveira |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio |
Coordenador Núcleo Comunitário de Defesa Civil -
|
2835381508 |
|
defesacivil@pmav .es.gov.br |
|
Valdecir Oliveira Silva |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
Coordenador Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
2835381109 |
|
defesacivil@pmav .es.gov.br |
|
Nome |
Instituição |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
Email secundário |
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
|
saude@pm9av.es. gov.br |
|
Ernandes Antônio Bitencourt Santos |
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural |
Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural
|
28992757077 |
|
agricultura@pmav .es.gov.br |
|
Graceli Estevão Silva |
Secretaria Municipal de Saúde |
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
|
saude@pmav.es.g ov.br |
|
Joelma Aparecida Silva Conceição Oliveira |
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
28999857943 |
|
cultura@pmav.es. gov.br |
esporte@pmav.es. gov.br |
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
|
saude@pmav.es.g ov.br |
|
COMPDEC de Atílio Vivacqua - ES |
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil |
Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil |
28999057083 |
|
cenad.alerta@mdr .gov.br |
|
Valdecir de Oliveira Silva |
Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
Coordenador Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha |
2835381109 |
|
defesacivil@pmav .es.gov.br |
|
Nome |
Instituição |
Cargo |
Contato principal |
Contato secundário |
Email principal |
Email secundário |
Joelma Aparecida Silva Conceição Oliveira |
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer |
28999857943 |
|
.gov.br |
|
Eni Souza Araujo Rodrigues |
Secretaria Municipal de Educação |
Secretária Municipal de Educação |
28999306247 |
|
educacao@pmav. es.gov.br |
|
Graceli Estevão Silva |
Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes |
Secretária Municipal de Saúde |
28999159446 |
|
saude@pmav.es.g ov.br |
|
6. ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS
6.1 Secretaria Municipal de Saúde
6.2 Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural
6.3 Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Ilha
6.4 Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Beira Rio
6.5 Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer
6.6 Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
6.6.1 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Levantamento das moradias atingidas pela situação de emergência.
Recursos: Engenheiro Civil
6.6.2 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Levantamento das estruturas atingidas pela situação de emergência.
Recursos: Engenheiro Civil
6.6.3 Reabilitação
Descrição: Desobstrução de vias e acessos.
Recursos: Pedreiros e Braçal , Pá Mecânica, Caminhão Pipa , Retroescavadeira, Caminhão Caçamba
6.6.4 Reabilitação
Descrição: Limpeza da área atingida.
Recursos: Pedreiros e Braçais , Pá Carregadeira, Caminhão-Pipa , Retroescavadeira, Caminhão -Caçamba
6.7 Secretaria Municipal de Administração e Finanças
6.7.1 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Comunicação á população através dos meios de comunicação.
Recursos: Setor de Comunicação
6.8 Companhia Espirito Santense de Saneamento
6.8.1 Reabilitação
Descrição: Estabelecimento de distribuição de água.
Recursos: Caminhão Pipa Água Potável
6.9 Secretaria Municipal de Educação
6.10 Policia Militar
6.10.1 Resposta - Socorro
Descrição: Interdição de circulação das áreas de risco, através do fechamento das vias.
Recursos: Guarnição Policia Militar
6.11 Secretaria Municipal de Assistência Social
6.11.1 Resposta - Assistência às Vítimas
Descrição: Cadastro e gerenciamento de voluntários
Recursos: Controladoria
6.11.2 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Levantamento da população atingida pela situação de emergência
Recursos: Scarpão - Posto de Atendimento
6.11.3 Resposta - Assistência às Vítimas
Descrição: Cadastramento de desabrigados e desalojados será feita no posto de atendimento - Scarpão.
Recursos: Scarpão - Posto de Atendimento
6.11.4 Resposta - Assistência às Vítimas
Descrição: Recebimento de doações na Secretaria Municipal de Agricultura.
Recursos: Scarpão - Posto de Atendimento
6.12 Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes
6.12.1 Resposta - Assistência às Vítimas
Descrição: Atendimento a pessoas feridas deverá ser realizado no Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes.
Recursos: Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes
6.12.2 Resposta - Assistência às Vítimas
Descrição: Atendimento médico especializado
Recursos: Hospital Municipal Andrea Cansian Lopes
6.13 Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua
6.13.1 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Elaboração e Publicação do Decreto de Situação de Emergência.
Recursos: Procuradoria
6.14 Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
6.14.1 Ativação do Plano
Descrição: O PLACON será ativado pelo Coordenador da COMPDEC ou Pelo Prefeito, através de comunicação com os demais secretários e órgãos signatários. Tendo tempo máximo de encontro de 2 horas no Gabinete do Prefeito.
Recursos: Centro de Comando
6.14.2 Monitoramento, Alerta e Alarme
Descrição: O monitoramento deverá ser capaz de estabelecer as condições para um alerta indicando a possibilidade de ocorrências com seis (6) horas para inundações e alagamentos Recursos: Viatura da Defesa Civil, Computador
6.14.3 Monitoramento, Alerta e Alarme
Descrição: O ALERTA será realizado pela COMPDEC através de aviso sonoro da viatura, bem como auxilado pela radio comunitária e aviso sonoro de sirenes instaladas nas comunidades.
Recursos: Viatura da Defesa Civil, Procuradoria
6.14.4 Monitoramento, Alerta e Alarme
Descrição: O ALARME será realizado pela COMPDEC, através de aviso sonoro da viatura, sendo auxiliado pela rádio comunitária e aviso sonoro de sirene, devendo ser desocupada preventivamente as áreas de risco.
Recursos: Viatura da Defesa Civil, Procuradoria
6.14.5 Resposta - Socorro
Descrição: A organização para a rota de fuga até o posto de atendimento.
Recursos: Scarpão - Posto de Atendimento
6.14.6 Resposta - Socorro
Descrição: O Corpo de Bombeiros deverá ser acionado para realizar buscas, salvamentos e resgate de pessoas.
Recursos: Divulgação de Informação
6.14.7 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Comunicação oficial para a imprensa
Recursos: Divulgação de Informação
6.14.8 Avaliação dos Riscos e Danos
Descrição: Juntada de Informações para o preenchimento do FIDE.
Recursos: Computador
6.14.9 Desmobilização do Plano
Descrição: Desmobilização do plano de maneira organizada.
Recursos: Centro de Comando, Divulgação de Informação