Atílio Vivacqua tem uma natureza maravilhosa e um grande potencial turístico a ser explorado. Cidade típica do interior que vive sobre a atmosfera de tranquilidade e simplicidade.
O Surgimento do município de Atílio Vivacqua remete aos primórdios do século XVIII quando chegaram os primeiros aventureiros. Até o meado do século XX o local era distrito de Cachoeiro de Itapemirim conhecido como Marapé (em Tupy: Caminho do Mar). Em 1964 o distrito foi emancipado recebendo o nome de Atílio Vivacqua em homenagem ao senador jurista capixaba.
Estação de trem hoje funciona a Casa da Cultura Nilo Sérgio Cândido Leal. Antigamente, nos anos 80 os trens passageiros passavam por aqui e nos anos 90 os trens de carga. Na época existia o trem noturno que trazia várias pessoas a passeio, sendo uma atração para a cidade. As moças e rapazes vinham para cá passear.
O turista quando vem para a cidade, o que ele vai encontrar?
"Atilio Vivacqua é um município que está no interior do Sul do Espírito Santo. Uma cidade pequena especialmente charmosa, ladeada de uma natureza exuberante e ainda preservada. A nossa marca são as possibilidades para os esportes radicais. Nós temos pedras significativas e de belezas raras como: Moitão do Sul, Moitão, a Pedra da Linda Aurora, a Pedra das Caveras, temos também matas com áreas de preservação, poços naturais. Somados a esse potencial natural com o ecoturismo e com o turismo de aventura. Temos ainda o patrimônio que conta a história da evolução da agricultura cafeeira do Brasil e do mundo, marcado por essa estação ferroviária, por fazendas que contam a evolução econômica do Espírito Santo que se dá pela produção do café, somado a isso uma comunidade afetuosa, calorosa, que acima de tudo gosta da cidade, gosta de receber e quer te receber."
A cidade é preparada para receber turista estadual, nacional e internacional?
"A nossa cidade é uma cidade nova. Estamos crianças ainda. A emancipação política de Atílio Vivacqua se deu em 1964, porém nós estamos a 18 km de Cacheiro de Itapemirim, a 150 Km de Vitória, capital do Estado, a cerca de 12 Km da Br 101, 60 km de Campos. Uma cidade que é fácil o deslocamento. Os serviços que a cidade linda não tem para oferecer os municípios vizinhos tem que é bom e completam o passeio, conhecer um pouco mais da região o município está entre o interior e o litoral. O turista pode ir à praia, pode ir ao Sítio histórico (Muqui) o turista faz o trekking e ainda voa de voo livre."
TV Canal do Turismo SP 03/09/2018
Entrevistada: Joelma Consuêlo Fonseca e Silva
Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer