Agricultores participam de diversas atividades na 2ª Semana da Agricultura Familiar

“Foi uma semana muito produtiva e os resultados ficaram acima da nossa expectativa. Conseguimos realizar todos os eventos da melhor forma possível”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural José Arcanjo Nunes, se referindo à 2ª Semana da Agricultura Familiar, realizada entre os dias 18 e 22 de novembro no município de Atílio Vivacqua.

A semana começou com o curso de Artes Florais, que contou com a participação de várias mulheres, que produziram diversos tipos de enfeites utilizando material reciclável para que sejam usados no Natal. Vinte guirlandas foram confeccionadas para que a prefeitura use na ornamentação do Natal da cidade.

A Feira Livre da Agricultura Familiar mudou de local e passará a ser realizada na Praça Filocleto Alves de Araújo, em frente à rodoviária. A experiência inicial foi realizada na terça-feira (19), e todos os feirantes ficaram satisfeitos com as vendas e o novo material usado na comercialização (novas bancas, caixas plásticas e paletes, que impede que as caixas com os produtos entrem em contato com o solo). Durante a feira houve apresentação de Moda de Viola com artistas locais. A feira foi dividida em duas sessões: uma com a venda de produtos in natura e de produtos processados nas agroindústrias rurais para consumo na casa do consumidor, e outra com a venda de produtos produzidos pelas agroindústrias rurais para serem consumidos no local, como salgados e sucos, criando um espaço para praça de alimentação.

Na quarta-feira foram feitas discussões sobre Meio Ambiente e Turismo Rural na Fazenda Oriente, contando com as presenças de técnicos da Prefeitura e do IEMA, dos praticantes de esportes radicais, de proprietários de agroindústrias rurais e de proprietários de áreas onde já foi iniciado o turismo rural. Ficou decidido sobre um encontro que juntará todos os seguintes setores: agroindústrias rurais, artesanato, proprietários de áreas com potenciais turísticos, praticantes de esportes radicais voltados para a natureza, e poder público local e estadual.

O Encontro da Juventude Rural aconteceu na quinta-feira, na Escola Roque Telles Guimarães, e contou com centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino. As oficinas disponibilizadas atraíram ainda mais a atenção dos alunos, no qual foram dadas palestras sobre produção de mel e de adubo orgânico. A Escola da Família Agrícola de Belo Monte, de Mimoso do Sul, trouxe o Grupo Cultural "Boi Pintadinho" para uma apresentação neste encontro.

No encerramento da semana, a sexta-feira foi dedicada para as mulheres rurais, que foram atendidas pelas equipes das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, tanto para atualizarem os cartões de vacina e marcação de exames, quanto para no que diz respeito à documentação pessoal. O curso de Artes Florais teve sua finalização com a exposição de peças artísticas produzidas durante a semana. Uma exposição de flores e de produtos das agroindústrias rurais para comercialização foi realizada no Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”, onde também foi comercializado um café expresso produzido pelo vencedor do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Atílio Vivacqua no ano de 2019.

Ainda aconteceram as palestras sobre Empreendedorismo Rural, ministrada pela produtora rural Helen Lima do município de Muqui, e sobre Motivação Pessoal com o artista plástico Jab Pasollini, do SENAR. O Pe. João Batista Maroni realizou uma celebração da palavra encerrando esta semana tão produtiva.

MAIS FOTOS

Data de Publicação: segunda-feira, 25 de novembro de 2019